18 de agosto de 2014

Turismo e Biodiversidade, uma combinação viável.

ARTIGO
Econ. Geraldo Lucio
Esp. Turismo Rural
Agente Técnico da SEDTUR - MT

TURISMO E BIODIVERSIDADE ANDAM JUNTOS EM MATO GROSSO

O Estado de Mato Grosso, ao longo dos últimos anos conquistou a sua força econômica graças ao empenho e organização dos seus gestores públicos e dos setores da iniciativa privada que sempre estiveram empenhados em fazer com que o Estado ganhasse o destaque no contexto do crescimento do Brasil e do mundo. Em 11 anos, a soma das riquezas produzidas no território mato-grossense aumentou 337%, sendo impactado fortemente sobretudo pela agropecuária, mas podemos afirmar que o setor do turismo contribuiu significativamente para esta evolução. Este artigo visa apresentar o Estado de Mato Grosso como uma terra de muitas oportunidades, como um lugar onde o desenvolvimento se faz com sustentabilidade e corretamente, com respeito ao ser humano e a natureza. 

O Setor do Turismo tem acompanhado a evolução do Estado em seu contexto econômico, o crescimento que o Estado vive no Turismo tem sido de forma Sustentável, este advento pode ser explicitado quando observamos o número crescente de turistas que desembarcam a cada ano no Estado, com certeza eles tem sido atraídos pelas imensas belezas naturais e a rica biodiversidade de nossos quatro pólos turísticos: Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia, que são permeados pelas três Bacias Hidrográficas, Araguaia-Tocantins, Platina-Paraguaia e Amazônica, são indivíduos motivados pelo Turismo de Pesca Esportiva, Ecoturismo, Turismo Rural, Turismo de Aventura, Negócios e eventos e outros segmentos.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo tem sido o órgão responsável sobretudo pelas políticas públicas nos últimos anos com foco no fortalecimento institucional e da gestão turística aliando a preservação ambiental com manutenção da história, da cultura e do ambiente. O objetivo visa buscar uma gestão no turismo baseada no respeito a todos aqueles que atuam e faz por este importante setor procurando aliar desenvolvimento com sustentabilidade, palavras que devem estar em consonância com qualquer que seja o planejamento voltado para este segmento.

Um dia o Turismo Sustentável ainda será uma das principais forças econômicas de Mato Grosso, com impacto significativo no PIB, com essa visão a SEDTUR vem atuando para fazer do turismo um dos pilares econômicos de Mato Grosso.

No entanto não podemos pensar em turismo sem respeito ambiental, sem preservação.

O Ecoturismo, Turismo Rural, Turismo de Aventura, são segmentos que vem crescendo no mundo e no Brasil justamente porque nestes segmentos as atividades turísticas são voltadas a um público que não quer ser apenas aquele que chega, explora e vai embora, mas o turista que aprecia, respeita e sobretudo, ajuda a preservar de forma a garantir essa biodiversidade para outras pessoas.

O Estado de Mato Grosso tem ainda muito a conquistar e realizar no turismo, o importante e quesito fundamental esta no cenário natural favorável, para se desenvolver o turismo de natureza.

Turismo não se faz apenas com estrutura física, se faz com a auto-estima de todos mato-grossenses de alma e de coração.

Cada pessoa tem que mostrar o dinamismo, a identidade, a alegria e coragem, mostrar que as belezas naturais estão aqui para serem apreciadas e preservadas e que estão de braços abertos para receber quem escolhe esta terra seja para morar, seja para fazer negócios, para pescar, para se aventurar pelas Regiões do Pantanal, pAmazônia, Cerrado e ou Araguaia, conhecendo e respeitando cada um de destes destinos turísticos e descobrindo este Estado, que é Gigante pela Própria Natureza.

Econ. Geraldo Lucio
Esp. Turismo Rural
Agente Técnico da SEDTUR - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário