25 de agosto de 2014

Mormo é confirmado em mais de 8 cidades em MT; Cuiabá tem registro

Da Redação - Viviane Petroli

Foto: Marcos Bergamasco/Secom-MT

Mais de oito municípios mato-grossenses estão com casos de Mormo em cavalos. Entre as cidades estão Cuiabá e Poconé. A confirmação é do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O primeiro foco foi constato em maio um equino de Nova Lacerda.

Conforme a presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Diniz, são mais de oito cidades com casos de Mormo confirmados. Além de Cuiabá e Poconé, há casos da doença na região Norte, entre outros. Ela salienta que todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas para o controle da doença.

Leia também

O mormo é uma doença infectocontagiosa que acomete equídeos (asininos, muares e equinos). Os sintomas clássicos do mormo são febre alta, tosse e secreção nasal, nódulos no nariz e pulmões ou mesmo feridas nos membros. A doença infectocontagiosa é causada pela bactéria Burkholderia, que pode, inclusive, ser transmitida ao ser humano.

Uma das medidas sanitárias é o sacrifício do animal e análise laboratorial de amostras de sangue dos demais que tiveram convivência com o animal infectado.

No início deste mês um convênio entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), o Sindicado Rural de Cuiabá e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro proporcionará um aporte de R$ 100 mil para a ampliação do laboratório de analises clínicas veterinárias de Poconé. O que propiciará uma maior celeridade nos diagnósticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário