16 de agosto de 2014

Colheita e venda de algodão em MT andam juntas; 54,5% área colhida


Da Redação - Viviane Petroli
Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar


O avanço de 14,6 pontos percentuais na colheita do algodão permitiu que a mesma começasse a andar junto com as vendas. Até o dia 14 de agosto 54,5% dos 645,9 mil hectares de algodão semeados na safra 2013/2014 foram colhidos. Percentual próximo aos 66% de pluma de algodão comercializadas até a primeira semana do oitavo mês de 2014. 

Apesar do bom desempenho na evolução semanal, em relação à safra passada há um atraso de 15,9 pontos percentuais ainda, revela o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu acompanhamento de colheita.

Segundo o Imea, até a semana passada 53% das 1,513 milhão de toneladas previstas em caroço de algodão estavam comercializadas, enquanto 66% das 967,4 mil toneladas de pluma já haviam sido vendidas.

Leia também

Somente em julho, revela o instituto, 31 mil toneladas de pluma de algodão foram vendidas. Contudo, é considerada baixa. "A liquidez no último mês foi de fato baixa, como ocorre desde fevereiro, agravado pelo alto foco que os produtores têm dado a colheita e ao comprimento de contratos já comercializados", declara o Imea.

Outro fator para as comercializações serem consideradas "devagar" são os preços. "Algo que contribui com a baixa liquidez do mercado são os preços, fazendo com que a parte ofertante seguro seu produto, esperando reação positiva nas cotações, já que os preços praticados giram em torno do preço mínimo, e estão quase 17% abaixo do ponto de equilíbrio no Estado", acrescenta o Imea.


Em seu boletim semanal o Imea revela haver demanda pelo algodão, contudo enquanto as tradings não liquidarem os estoques da safra 2012/2013 o mercado externo não apresentará melhora, ao contrário do mercado interno que tem mostrado melhor rendimento. "A espera segue, com preços externos extremamente baixos, existem indicações de compradores se movimentando. Caso se confirme, os preços podem subir, trazendo oportunidades de venda".


Nesta sexta-feira (15) a arroba da pluma de algodão estava cotada entre R$ 49,30 em Diamantino e R$ 50,70 em Itiquira e Alto Garças no mercado interno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário