1 de agosto de 2014

Barra dos Garças conta com escritório do Mato Grosso Criativo para atendimento


Estou em Barra do Garças, representando a SEDTUR, na inauguração do escritório Mato Grosso Criativo, o Turismo a Cultura e demais segmentos estarão sendo trabalhados no âmbito da Economia Criativa, no Estado de Mato Grosso, isto será muito importante.

Foto: Estou em Barra do Garças, representando a SEDTUR, na inauguração do escritório Mato Grosso Criativo, o Turismo a Cultura e demais segmentos estarão sendo trabalhados no âmbito da Economia Criativa, no Estado de Mato Grosso, isto será muito importante.
Principal programa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, o Mato Grosso inicia atendimento em Barra dos Garça em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC/MT). 

O programa, que visa à geração de negócios criativos a partir do saber local e o fomento à diversidade cultural e à inclusão social, está presente em 13 estados no Brasil, sendo Mato Grosso o segundo inaugurado, ocorrido em março deste ano. O Mato Grosso Criativo contará com quatro polos de atendimento, além da capital estará presente nas cidades de Alta Floresta, Barra dos Garças, Cáceres e Rondonópolis.

No 31 de julho coincide entregue o escritório para atendimento da região do Araguaia, localizado no anexo a Câmara Municipal do Município.

A secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo -  SEDTUR esteve participando do evento na pessoa do Técnico GERALDO LUCIO, que na oportunidade representou o Secretario Jairo Pradela e falou da importância da interface do Turismo com Cultura, e que a SEDTUR estará a disposição do  Mato Grosso Criativo para desenvolver projetos em parceria visando o desenvolvimento do Turismo e a Cultura.

O atendimento será feito pelo articulador da Incubadora, Leandro Nery, com o suporte do escritório na capital. 

A superintendente de Desenvolvimento Cultural da SEC/MT, Maria Antúlia Leventi, conclama a classe artística e cultural a participar do evento, destaca: ‘‘ Todos criativos devem adotar este projeto e sentir, verdadeiramente, será um forte apoio ao desenvolvimento da categoria. “O escritório em Barra será a oportunidade de validarmos, ainda mais, a diversidade cultural de Mato Grosso”.

Incubadoras 

As Incubadoras Brasil Criativo são espaços de oferta de qualificação, disponibilização de infraestrutura e geração de negócios para novos empreendimentos, contribuindo para a sobrevivência e crescimento destes durante os primeiros anos de atividades. Além disso, são espaços de convívio e interação multisetorial entre empreendedores e agentes culturais, compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos.

Economia Criativa

Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), economia criativa é um conceito que trata da interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia em um mundo dominado por imagens, sons, textos e símbolos. Pode-se dizer que são processos que envolvam criação, produção, e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade, e o capital intelectual como principais recursos produtivos.

De acordo com o Ministério da Cultura (MinC), por segmentos criativos entende-se: patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos, museus, artesanato, turismo, cultura popular, cultura indígena, cultura afrobrasileira, cultura alimentar, arte visual, arte digital, teatro, dança, música, circo, cinema e vídeo, publicações, mídias impressas e virtuais, moda, design e arquitetura.

Fonte: ANA ELIZA LUCIALDO 
Assessoria/Mato Grosso Criativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário