11 de julho de 2014

Turistas aprovam Cuiabá Pesquisa encomendada pela Secopa quantifica o que muitos já sentiam: a hospitalidade foi o que mais marcou o turista


Colombiano que veio a Cuiabá assistir ao jogo de sua seleção

GUSTAVO NASCIMENTO
Da Reportagem

Turistas aprovaram Mato Grosso e a Copa do Mundo realizada em Cuiabá. Pesquisa apontou a hospitalidade da população cuiabana como quesito mais lembrado pelos visitantes. Mais de 91% dos entrevistados avaliaram a estadia na região como ótima ou boa e 70% asseguraram que vão recomendar o Estado para amigos e familiares. 

A pesquisa qualitativa do Instituto Vetor foi encomendada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Foram ouvidas 759 pessoas, sendo 400 moradores da Capital e 359 visitantes, incluindo estrangeiros e brasileiros de outros estados. As entrevistas foram realizadas nos dias 24 e 25 de junho. 

Cerca de 60% dos visitantes entrevistados eram colombianos. Os brasileiros representaram 24,2%, mas os pesquisadores ainda ouviram pessoas de outros 12 países. Por volta de 85% dos turistas visitaram Cuiabá pela primeira vez. 

Aproximadamente 49% consideraram o período que permaneceram em Cuiabá e Mato Grosso como ótimo e 42% como bom. Por volta de 6% classificaram como regular, enquanto apenas 0,6% como ruim e 1,1% como péssimo. 

A hospitalidade foi aprovada por 89% dos entrevistados. Para 55% dos turistas, o quesito foi o que mais chamou mais atenção positivamente durante a estadia. A biodiversidade e a natureza foram destacadas por 8%, a Arena Pantanal por 5% e o clima e o calor por 4,2%. Por volta de 3% gostaram dos pontos turísticos e da organização da cidade e aproximadamente 2% exaltaram a beleza das pessoas e a comida da região. 

Para 29%, Cuiabá e Mato Grosso não apresentaram nenhum aspecto negativo. Oito por cento reclamaram da ineficiência e dos altos preços do transporte público, 8% não criticaram a capacidade hoteleira, 6% apontaram o clima como desagradável. Aproximadamente 4% reclamaram do trânsito e 3% da quantidade obras inacabadas. 

Enquanto 70% dos visitantes certamente recomendarão Cuiabá e 21% possivelmente, 4,5% definitivamente não indicarão a Capital a ninguém. E aproximadamente 77% acreditam que a Arena Pantanal se encontra entre os melhores estádios do mundo. 

Mesmo com maioria das atrações de Chapada dos Guimarães interditadas, 32% dos turistas também foram visitar o município. Cerca de 30% foram conhecer o Pantanal e 8% decidiram visitar outros municípios. 

Para o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, os números são muito expressivos e apenas demonstram o sentimento dos visitantes que viram Cuiabá com outros olhos. Guimarães ressaltou que o resultado não chegou a ser uma surpresa para a Secretária, mas que superou as expectativas. 

O secretário afirmou que a pesquisa foi realizada para que fossem apontados em quais aspectos o Estado ainda precisa melhorar e o que fazer para mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário