27 de julho de 2014

REUNIÃO DA APL ECONOMIA CRIATIVA VALE DO RIO CUIABA NA SEDE DO MATO GROSSO CRIATIVO

   
No dia 26 de julho de 2014 aconteceu a reunião da equipe da APL de Economia criativa Vale do Rio Cuiabá, na sede do Escritório da Incubadora Mato Grosso Criativo para avaliação das visitas técnicas realizadas no período de 21 a 25 de julho nos empreendimentos, individuais e grupais da Rota da APL, estabelecido e acordado pela equipe estadual da referida APL.

A consultora contratada pelo Ministério da Cultura Polyana Penna, esteve tealizando técnicas nos municípios Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Nobres e Varzea Grande.

O objetivo das referidas visitas foi de conhecer e levantar a realidade a partir da interação entre os conhecimentos técnicos, ecológicos, sociais, econômicos e culturais; contactar com as potenciais parcerias inter e multiinstitucionais governo, instituições, empresas etc no sentido de fundamentar o Plano de Desenvolvimento da APL da ECONOMIA CRIATIVA VALE DO RIO CUIABÁ-TURISMO CULTURAL, em implantação, as visitas teve como participantes técnicos da SEDTUR, SEC, Escritório Incubadora mato Grosso Criativo e SICME.

Na reunião de avaliação e consolidação dos trabalhos a consultoira Polyana Panna disse que de uma maneira geral fez várias ponderações a partir de suas visitas in’loco os fatores culturais devem ser bem trabalhados em primeiro plano, priorizando as manifestações culturais, artísticas e religiosas. Fortalecer os produtos oriundos da Agricultura Familiar, com ênfase na Produção Associada ao Turismo visando melhor atender o turista. Em Cuiabá, trabalhar os micro e pequenos empreendimentos sendo que a maioria são informais, (estão na informalidade). Os Quilombolas será parte do projeto, contemplando a sua histórica e cultural será o grande atrativo, em função da importância deles serem parte da nossa história frisa. Mapear os Quilombolas e fazer um processo de adesão de cada participante para APL. 

Nobres é uma região muito bonita, porém com grandes problemas em função do assentamento, principalmente a regularização fundiária, dentre outros como: ambientais, falta planos manejos, certificação de produtos agroindustriais, a cidade em si, tem que priorizar a infra-estrutura básica e turistica, mas promete ser um grande destino com ótimos produtos turísticos.

Polyana por várias vezes frisou que a Baixada Cuiabana tem uma APL, porém, numa situação bastante complicada pois alguns dos elos da cadeia estão incipiente, quando existente.

A Proposta foi de criar um roteiro piloto, e trabalhar todos os segmentos propostos na APL, áudio- visual, cultura, gastronomia, artesanato e turismo, definir um roteiro piloto, incluindo Cuiabá, contando a história, indo para os quintais, cuiabanos antes de ir para o interior, para se ter os parâmetros e as diferenças. Criar oficialmente o Núcleo Gestor da APL e deixar a execução para o Escritório Incubadora Mato Grosso Criativo.

A participação do Turismo e do Artesanato na APL é essenssial, mas alguém tem que trabalhar a execução, existe a necessidade da participação do atores da APL que tenham disponibilidade e tempo para isto. A Rota ainda não tem uma estruturação turística, (sinalização, placas) um exemplo citado foi a da Estância Tropicalia no município de Santo Antônio do Leverger que tende a ser um grande produto, se for trabalhado e melhorado alguns fatores como o da estruturação.

A gestão da APL na proposta da consultora Polyana Penna, ficaria a cargo do Escritório Incubadora Mato Grosso Criativo tendo as demais Secretarias de Estado, Ongs, Empreendimentos e demais atores como gestores e participantes.











Nenhum comentário:

Postar um comentário