14 de julho de 2014

Projeto que visa a proibição da venda de sementes transgênicas tolerantes a herbicidas está em análise


Da Redação - Viviane Petroli

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

A venda, cultivo e a importação de sementes de plantas transgênicas com tolerância a herbicidas podem ser proibidos em território brasileiro se o Projeto de Lei nº 6.432/2013, do deputado paulista Ivan Valente (Psol-SP), for aprovado pela Câmara dos Deputados.

Segundo informações da Agência Câmara, a proposta está tramitando na casa em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também

A importação de produtos alimentícios in natura ou industrializados obtidos de plantas transgênicas, se aprovada à proposta, também tem a venda proibida.

“Os agricultores podem levar uma vantagem operacional utilizando cultivares tolerantes a herbicida, mas, para o consumidor dos produtos alimentícios derivados delas, não há nenhuma vantagem”, declara Ivan Valente.

Para o parlamentar mesmo sendo tolerantes a herbicidas as plantas transgênicas não morrem com a aplicação de defensivos, apenas o absorvem, aumentando desta forma o nível de resíduos de tal substância no produto que posteriormente será utilizado na alimentação pelo consumidor.

Confira aqui a proposta do PL 6.432/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário