16 de julho de 2014

Juruena realiza 8º Torneio Leiteiro


Com a finalidade de promover e divulgar a atividade leiteira acontece nos dias 18 a 20 de julho, o 8º Torneio Leiteiro, no município de Jururena (880 km a Noroeste de Cuiabá), no Parque de Exposições. A competição acontece com a ordenha no período matutino com a participação de 15 animais, nas categorias vacas e novilhas das raças girolanda, holandesa e outras. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, e parceiros. 

O torneio faz parte do calendário de festas do município e já se tornou um importante instrumento para o intercâmbio de informações entre os produtores. Durante a competição os animais com maior potencial e produção de leite serão classificados recebendo troféus e certificados. O primeiro colocado receberá uma motocicleta, o segundo e terceiro lugar serão premiados com uma ordenhadeira mecânica. 

A supervisora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em Juruena, Thaisa Santini Caesar, comenta que vão participar produtores rurais dos assentamentos Vale do Amanhecer, Gleba Somapar, Gleba 13 de Maio e Gleba Porunga. Durante o torneio serão realizadas palestras sobre investimentos e financiamento rurais voltados para a produção e curso de derivados de leite. 

A extensionista da Empaer, Conceição Santana Ribeiro vai ministrar curso sobre aproveitamento do leite com informações técnicas de como fazer requeijão cremoso, queijo minas frescal com tempero e meia cura, iogurte, doce de leite pastoso e em barra. E ainda os participantes vão receber orientações sobre boas práticas de fabricação, pasteurização, processamento, higiene na ordenha, cuidados com equipamentos e instalações.

Uma das atrações do evento é o concurso da Rainha, o qual conta com cinco candidatas inscritas, filhas de produtores rurais do município que trabalham com gado leiteiro. A coroação da rainha será no encerramento do evento, logo após a última ordenha, a partir das 9 horas. 

Fonte: Rosana Persona ( jornalista da Empaer)


Home Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário