7 de julho de 2014

Gigantes disputam vaga na grande final



GUILHERME BLATT
Redação/Secom-MT

Nesta terça-feira (08.07), Belo Horizonte verá um confronto entre dois gigantes do futebol mundial. Brasil e Alemanha, as duas seleções com mais jogos, vitórias, pontos e gols marcados na história da Copa do Mundo jogarão por uma vaga na final do torneio. O Brasil quer manter o sonho de conquistar a Copa jogando em casa, enquanto os alemães querem por fim a um jejum de 24 anos. 

As duas equipes se enfrentaram apenas uma vez na história na Copa do Mundo em um jogo de boas lembranças para os brasileiros. Na final de 2002, o Brasil venceu a Alemanha por 2x0, com dois gols de Ronaldo, e conquistou o pentacampeonato. Ao todo, Brasil e Alemanha se enfrentaram 21 vezes com vantagem brasileira. São 12 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. 

Nesta Copa, Brasil e Alemanha marcaram o mesmo número de gols, 10. O Brasil finaliza em média um pouco mais ao gol (16,4 x 14,8) e cometeu mais faltas (96 x 57). Os alemães trocam mais passes e tem mais posse de bola. 

Brasil 

A campanha brasileira na Copa começou com uma vitória sobre a Croácia por 3x1, seguiu com um empate em 0x0 com o México, vitória contra Camarões pro 4x1 e um empate em 1x1 contra o Chile, com a vitória aparecendo nos pênaltis. 

Nas quartas de final, o Brasil derrotou a Colômbia por 2x1, em sua melhor atuação na competição. Os zagueiros Thiago Silva e David Luiz marcaram os gols, mas a vitória veio acompanhada de uma notícia preocupante: Neymar, craque e artilheiro brasileiro na competição com quatro gols, sofreu uma pancada nas costas e está fora do torneio. O capitão brasileiro Thiago Silva também está fora das semifinais, suspenso pelo segundo cartão amarelo. 

Enquanto o técnico Luiz Felipe Scolari decide o substituto de Neymar, a grande certeza brasileira continua sendo a zaga, principalmente com David Luiz. Autor de dois gols no torneio, o zagueiro vem se destacando não só pelo seu papel ofensivo, mas também pela força na marcação e por muitas vezes ser o responsável por iniciar as jogadas brasileiras. No ataque, a esperança é que o centroavante Fred desencante no mundial. 

Cinco vezes campeão do mundo, o Brasil tenta conquistar o seu sexto título e o primeiro em casa. Na outra vez em que a Copa foi disputada no Brasil, em 1950, os brasileiros acabaram derrotados pelo Uruguai no Maracanã, uma tragédia nacional. O técnico Felipão tenta entrar na história conquistando o seu segundo título, feito alcançado apenas pelo italiano Vittorio Pozzo em 1934 e 1938. 

Alemanha 

A Alemanha chegou ao Brasil credenciada pela qualidade dos seus jogadores, que formam uma das mais talentosas gerações que o país já teve. A base da seleção atua junta no Bayern de Munique, um dos clubes mais vitoriosos da Europa. Mesmo com todos esses predicados, a seleção alemã não conquista um título importante desde 1996. 

A campanha no Brasil começou com uma vitória por 4x0 sobre Portugal, seguido por um empate em 2x2 contra Gana e vitória por 1x0 contra os Estados Unidos. Nas oitavas de final, vitória por 2x1 sobre a Argélia na prorrogação e nas quartas de final os alemães derrotaram os franceses por 1x0. 

Os germânicos se destacam pelo toque de bola no meio de campo, comandado por Bastian Schweinsteiger. O capitão Philipp Lahm é um dos melhores laterais direitos do mundo, mas também pode atuar no meio de campo. No ataque, o grande destaque é Thomas Müller, autor de quatro gols nessa Copa do Mundo. A zaga se garante com Mats Hummels e com o goleiro Manuel Neuer. 

Tricampeã do Mundo (1954, 1974 e 1990) a Alemanha é a equipe que mais partidas disputou na história da competição. Em 18 participações, os alemães chegaram as semifinais em 12 oportunidades e foram a sete finais. O time atual é comandado pelo técnico Joachin Löw, um dos responsáveis pela renovação do futebol no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário