26 de julho de 2014

Exposição ‘Nossa Cultura’ representa o Brasil no Misc


COM ASSESSORIA

Retomando a série de novas exposições, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) lançou ontem a exposição “Nossa Cultura”, do artista plástico Regis Gomes.

Além de Mato Grosso, as obras retratam a cultura popular de Estados como Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Pará, reforçando as diferenças das manifestações culturais e a luta para que sejam preservadas.

Ao todo são 17 telas contendo elementos da cultura regional, como a viola de cocho e danças como siriri, chorado e dos mascarados. Manifestações mais populares em outros Estados também marcam presença, como frevo, samba, capoeira, carimbo e olodum. As tradições indígenas também são lembradas através de várias etnias.

Segundo o artista, os registros são oriundos de sua grande admiração pela cultura popular e é um trabalho baseado em muita pesquisa.

“Sempre me dediquei à cultura popular. Estou contente com os resultados e pretendo estudar a cultura de outras cidades brasileiras para acrescentar a esta exposição”, disse Regis.

Ele tem 23 anos de carreira e é conhecido por utilizar a tinta acrílica e ilustrar em suas telas situações características do cotidiano cuiabano. O diferencial de seus quadros está relacionado ao uso um tecido conhecido como “Xitão” e acessórios que remetem a regionalidade.

A exposição segue até o dia 25 de agosto, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário