23 de julho de 2014

Comunidade do IMBÊ, recebe a equipe da APL de Economia Criativa - Vale do Cabaçal

 
No dia 22 de julho de 2014 a Comunidade IMBÊ recebeu a equipe da APL Criativa Vale do Rio Cuiabá, que foi conhecer e entender o processo de produção de açucar mascavo, melado e rapaduras da comunidade.

A Comunidade do Imbê tinha a sua produção de rapadura, melados e açúcar mascavo totalmente de forma artesanal, atualmente sai deste processo para um mais arrojado, uma vez que a comunidade reuniu 15 agricultores em sua associação e com apoio do Banco do Brasil financiaram uma pequena indústria de açúcar mascavo com capacidade para beneficiar 300 kg do produto por dia em turno de 8 hs de trabalho, além de ter equipamentos para de produzir rapadura e o melado, o que ira dar uma melhor dinâmica na produção proporcionando melhor qualidade e quantidade. * Esta indústria não tira as características do produto artesanal!

Para atender esta demanda da agroindústria a comunidade tem uma área de  30 há de cana plantada, cana e que os produtores  plantaram  e pretendem abrir inclusive espaço para que o grupo hoje composto por 15 agricultores cresçam com a adesão de novos parceiros, além da cana os agricultores plantam, mandioca, banana, arroz, milho, criam gado e animais de pequenos portes, a produção é comercializada em Poconé e Cuiabá, PAA, PNAE, Feiras, Central de Comercialização  e aleatoriamente na própria comunidade, como foi no caso da visita da equipe que adquiriram rapaduras.

A fabrica estará sendo inserida no processo da APL, quem atendeu a equipe foi a filha do presidente da associação e deu várias informações.







Nenhum comentário:

Postar um comentário