31 de julho de 2014

Bicudo nas lavouras de algodão de MT é discutido por pesquisador do Paraná


Da Redação - Viviane Petroli

Foto: Assessoria Ampa

Considerado a maior praga do algodoeiro dos últimos tempos, incluindo a safra 2013/2014, o bicudo-do-algodoeiro é tema de rodada de reuniões em Mato Grosso. Os encontros tiveram início nesta terça-feira (29) em Rondonópolis e seguem nesta quarta-feira (30) em Campo Verde e na quinta-feira (31) em Primavera do Leste. A intenção é levar aos produtores como está a situação do bicudo nas lavouras e apontar maneiras de se evitar a praga.

As reuniões são realizadas pelo Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), que trouxeram a Mato Grosso o especialista em bicudo Walter Jorge dos Santos, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Leia também


De acordo com o presidente da Ampa e do IMAmt, Milton Garbugio, que é produtor em Campo Verde, antes mesmo de Mato Grosso se tornar o maior produtor de algodão o Brasil, o bicudo já vinha dizimando as lavouras nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.


Em junho o bicudo foi um dos pontos trabalhados no Dia de Campo, realizado pelo IMAmt, em Campo Verde. Conforme a Ampa, a vinda do pesquisador para Mato Grosso Walter Jorge dos Santos é um reforço a mais no combate a esta praga, pois o mesmo apresentará medidas emergenciais de controle. "Todo cuidado é pouco em relação ao bicudo. Por isso, é muito importante que todos os produtores e seus colaboradores se engajem no combate à praga seguindo as recomendações técnicas de manejo dos pesquisadores do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e de outras instituições de pesquisa, como o Iapar", pontua o presidente da Ampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário