14 de julho de 2014

Audiência pública debates desoneração de impostos para insumos agrícolas em Brasília


Da Redação - Viviane Petroli


Foto: Reprodução/Internet

A desoneração de impostos para insumos agrícolas, fertilizantes e produtos agroquímicos e químicos destinados à produção de alimentos para consumo humano e agropecuário será discutida durante uma audiência pública nesta terça-feira (15) na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A desoneração faz parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 491/2010.

Segundo o deputado Eurico Junior (PV-RJ), que propôs o debate, a intenção com a audiência pública é mostrar a necessidade da desoneração de produtos que oneram os alimentos.

Leia também

“Nossa proposta de audiência pública tem por objetivo mostrar que devemos desonerar produtos que oneram os alimentos, mas apontando para a modernidade: vamos beneficiar a agroecologia por adotar métodos que protegem a saúde e o meio ambiente”, declara o deputado Eurico Junior.

Entre as várias autarquias e participantes a estarem presentes na audiência pública está o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), contrário a PEC.

"A desoneração dos produtos agroquímicos e químicos encaminha o delicado tema do crescimento e da produção agrícola em sentido oposto ao defendido pelos que se preocupam com o desenvolvimento equilibrado, com observância dos primados da saúde humana, social e ambiental”, pontua o procurador do Trabalho e coordenador do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos de Mato Grosso, Leomar Daroncho.

Em 2013, lembra o procurador do MPT-MT, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos e pontuou para a gravidade do problema em questão. A pesquisa na ocasião apontou que 36% das amostras analisadas em 2011 apresentavam alta quantidade de agrotóxicos e em 2012 o percentual das amostras era de 29%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário