6 de junho de 2014

X Semana do Meio Ambiente em Mato Grosso neste ano esta homenageando a Agricultura Familiar

Liane de Deus, Eliane Fevaretto e Geraldo Lucio

A X Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Governo de Mato Grosso, começa nesta quinta-feira dia 05 de junho, e comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia de uma forma diferente, comemorando também o ano da Agricultura Familiar em grande estilo, trazendo as Cooperativas, Associações e outros empreendimentos da Agricultura Familiar para participarem do evento que um tem um tema muito sugestivo neste ano será "Plantando um Futuro Sustentável com a Agricultura Familiar em Harmonia com o Meio Ambiente".

O evento iniciou neste quinta (5) e vai até o sábado (07), das 8h às 18h, na Praça Cívica e Casarão, do Parque Estadual Mãe Bonifácia.

A população, está convidada para participar com entrada gratuita a programação da 10ª Semana do Meio Ambiente promove a troca de experiências e saberes e fazere sobre a agricultura familiar, práticas sustentáveis e produção de alimentos saudáveis. 

O evento  vai ocontecer dos  dias 05 à 07 de junho com   apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa, Cinema Ambiental, Feira de Exposição e Vendas de produtos da Agricultura Familiar e Artesanato, venda de produtos alimentícios.

A ideia deste evento foi da SEMA, através da superintendente de Educação Ambiental da Sema, Eliane Favaretto, que mobilizou vários parceiros que aderiram a ideia e ao projeto que acabou tornando-se uma realidade dentre eles: SEDRAF, SEDTUR, EMPAER, UNISOL BRASIL, SEC, SICME, UFMT, CURSO DE AGROPECUÁRIA DA FETAGRI, MDA, MINISTERIO DA AQUICULTURA E PESCA, SEDUC, dentre outros.

Este ano, ao destacar a agricultura familiar, o objetivo do governo é promover o intercâmbio de experiências oriundas da agricultura familiar, economia solidária, conservação do meio ambiente e cultura mato-grossense assegurando ao cidadão uma reflexão crítica sobre a relação direta entre a agricultura familiar e a sustentabilidade socioambiental no Estado de Mato Grosso”.

Durante o evento estão sendo apresentadas inovações focadas na produção sustentável. 

Os participantes estarão recebendo orientações sobre regularização ambiental de propriedades rurais e linhas de crédito para produtores rurais; ações de manejo e conservação ambiental de propriedades rurais, entre outras questões, desta maneira, recebendo orientações para multiplicação das práticas sustentáveis, além de possibilitar o contato da população urbana com a vida no campo e a rotina de produção de alimentos orgânicos da agricultura familiar, valorizando esse segmento.

O evento é realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A criação desta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.























































































Um comentário:

  1. Convido a todos vocês a discutirem o futuro do serviço de hotelaria e turismo conosco. Interessante a questão do turismo rural, precisamos falar sobre isso.
    Bom tê-los aqui no nosso fórum, divulgue: http://www.vucanza.com/p/nao-compre-nada-sem-antes-verificar.html

    ResponderExcluir