8 de junho de 2014

Turismo no Pantanal vira foco durante Mundial


REPORTAGEM LOCAL

Para evitar a degradação do Pantanal com a exploração do turismo de forma desordenada, o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) e do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) vão dar início ao estudo voltado à Capacidade de Suporte e Sustentabilidade do Turismo no Pantanal. A intenção é de que o turismo na região seja melhor direcionado.

De acordo com o representante do CPP e cientista, Paulo Teixeira e Pierre Girard, a preocupação dos grupo formado por cientistas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul surgiu porque a região do Pantanal é um dos principais destinos durante a Copa.“Acreditamos que a região, que já atrai muitos turistas, vai ganhar um destaque ainda maior em nível internacional e que, como consequência, haja significativo aumento do número de turistas. Nossa preocupação está em como a região irá responder a esse aumento”, explicou.

Conforme ele, caso não haja planejamento, a exposição desenfreada da região pode colocar em risco e biodiversidade e acarretar na degradação ambiental. A exemplo dessa preocupação o pesquisador citou cidades com Chapada do Guimarães, com vários problemas ambientais e várias interdições.

O Estudo- A região será mapeada e o estudo deve ficar pronto em no máximo três anos. O objetivo é obter informações necessárias para a criação de políticas de segurança para a área. O recurso para os trabalhos foi liberado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Pantanal- Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. A região foi amplamente utilizado na divulgação da Copa do Mundo 2014 em Mato Grosso. Apesar das promessas de investimentos para a recepçãos dos turistas, a região foi esquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário