6 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente acontece no parque Mãe Bonifácia




Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, acontece no parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, a 10ª Semana do Meio Ambiente, com o tema “Plantando um Futuro Sustentável com a Agricultura Familiar”. A superintendente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Eliane Favaretto, fala que o objetivo do evento este ano, é incentivar a ampliação da produção, diversificação e comercialização de produtos vindos da agricultura familiar permitindo a relação comercial entre a comunidade urbana e rural. 

O evento é organizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso e aberto ao público, nos dias 5 a 7 de junho, das 9 h às 18hs, com apresentações culturais, roda de conversa, feiras de produtos alimentícios, artesanato e tecnologia voltada para a agricultura familiar, oficina de desenho ambiental e outros. Os Pesquisadores e técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participam da feira informando aos visitantes sobre a produção de mudas de banana in vitro, flores tropicais, apicultura, hidroponia e outros. 

Os visitantes vão receber também informações focadas na produção sustentável com orientação sobre regularização ambiental de propriedades rurais, linhas de créditos para produtores e ações de manejo e conservação ambiental de propriedades rurais, entre outras questões. 

Na a abertura do evento foi servido o tradicional “café da roça”, organizado pela extensionista da Empaer, Natanagilda Castrillon. Foi oferecido pão de abóbora, bolo de fubá, geléia de jaboticaba, suco de tamarindo, chás, diversos bolos, biscoitos e outros. Os produtos são preparados com alimentos do meio rural. 

Previsão 2014 

A Empaer em parceria com o Instituto Ação Verde vai produzir este ano mais de 140 mil mudas de espécies nativas com a finalidade de recuperar áreas degradadas e matas ciliares às margens do Rio Cuiabá. O trabalho não restringe somente a produção de mudas e sim orientação sobre os cuidados com o meio rural, preservando a mata ciliar, os cuidados na produção e escolha da muda ou semente, preparo da terra, plantio, irrigação e evolução da planta, ou seja, é oferecido um serviço de assistência técnica para produção de mudas. 

Fonte: Rosana Persona ( jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário