6 de junho de 2014

Sema promove conscientização para a agricultura sustentável


MARIA BARBANT - Assessoria/Sema-MT
Assessoria/Sema-MT
"Feira" de produtos da agricultura familiar é novidade da X Semana do Meio AmbienteAgricultores, artesãos, representantes de movimentos sociais, instituições públicas e privadas participam, nesta tarde de quinta-feira (05), da roda de conversa sobre “Políticas Públicas voltadas para a Agricultura Familiar em Mato Grosso”. O debate, que segue até às 17h30 prepara os segmentos envolvidos para análise da proposta de criação do Fórum de Agricultura Familiar em Mato Grosso. A agenda faz parte da programação da X Semana do Meio Ambiente, aberta na manhã desta quinta-feira, no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá. 

A X Semana do Meio Ambiente este ano traz o tema “Agricultura Familiar em Harmonia com o Meio Ambiente. Plantando um futuro sustentável”. A abertura da programação aconteceu no dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, 05 de junho, com um "Café de Roça” oferecido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Os bolos, sucos, chás e geleias, preparados por mulheres de Cáceres, é resultado do programa que atende no município, cerca 60 comunidades de assentamentos e tradicionais, como reforço da renda dessas famílias e incentivo ao turismo rural.

Cerca de 600 alunos de escolas públicas e autoridades participaram da abertura. A programação da tarde segue ainda, das 14h às 17h30, no Espaço Sagui, com oficina para alunos de escolas incluindo gincana e música ecológica. Na antessala do Espaço Sagui, no mesmo horário, acontece a oficina Estratégia de Comunicação para Pequenos Empreendimentos.

Uma feira no local também oferece aos agricultores e artesãos da Baixada Cuiabana a oportunidade de comercializar seus produtos: queijos, doces, verduras, legumes, rapaduras e outros. A intenção da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/MT), organizadora do evento, é promover a conscientização ambiental e impulsionar a agricultura familiar, sustentável e mais saudável, com o fortalecimento desse segmento. "O Meio Ambiente é responsabilidade de todos e depende também da iniciativa de cada cidadão. Todos nós devemos fazer nossa parte, individual e coletivamente”, disse o secretário José Lacerda, conclamando a participação de toda a sociedade.

O Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), em fase de implantação, que será responsável pela discussão de políticas publicas voltadas ao segmento no estado também foi apresentado na ocasião.

Entre as autoridades presentes no evento, o deputado estadual Pedro Satélite, Carlos Avalone, que falou sobre a iniciativa do Instituto Ação Verde de recuperação das margens dos rios em parceria com as comunidades ribeirinhas da Baixada Cuiabana, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MT, Luiz Alfeu, e representantes das instituições e órgãos parceiros como a Empaer, Policia Militar Ambiental, secretarias de Turismo (Sedtur) e de Cultura do Estado (SEC/MT); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Várzea Grande, Colônias de Pescadores, entre outros.

Confira a programação completa da X Semana do Meio Ambiente:

Quinta-feira, 05/06/14

14h00 – 17h30: Oficina: Gincana e Musica Ecológica. 
Local: Espaço Sagui ou ao ar livre – na Figueira 
Público: alunos das Escolas 

14h00 – 17h30: Roda de Conversa: Políticas Públicas voltadas para Agricultura Familiar em Mato Grosso 
Local: Área fechada da Praça Cívica 
Público: Agricultores, artesãos, instituições publicas e privadas que trabalham com agricultura familiar, movimentos sociais e outros 

14h00 – 17h30: Oficina Estratégia de Comunicação para pequenos empreendimentos 
Drª. Naime Terena de Jesus e Ana Elisa Lucialda – Economia Criativa 
Público: Agricultores e artesãos 
Local: Ante sala do espaço Sagui 

17h30 – 18h00: Apresentação cultural: Cururu e Siriri. 
Local: Palco da Praça Cívica 

Dia 06/06/2014 - (Sexta-Feira) 

08h00 – 09h00: Apresentação cultural: Teatro de Bonecos ou Big Band 
Local: Palco da Praça Cívica 
Público: sociedade em geral 

08h00 – 17h00: Feira da Agricultura Familiar e Artesanatos. 
Local: Arena da Praça Cívica 
Público: sociedade em geral 

09h00 – 12h00: Roda de conversa: “Plantando um Futuro Sustentável com Agricultura Familiar e a Conservação do Meio Ambiente” 
Local: Ante sala do Espaço Sagui 
Público: Agricultores, artesãos, movimentos sociais, instituições publicas e privadas que trabalham com agricultura familiar e meio ambiente e outros 

10h00 – 12h00: Oficina “Cultura Ambientalizar” 
Opção 2 – Cinema Ambiental 
Local: Espaço Sagui 

12:00 – 14h00: Intervalo para o almoço 

14h00 – 17h30: Oficina: Construção da Proposta do Fórum de Agricultura Familiar em Mato Grosso 
Local: Ante sala do Espaço Sagui 

17h30 – 18h00: Apresentação cultural: Cameratta jazz. 
Local: Palco da Praça Cívica 


Dia 07/06/2014 - (Sábado) 

08h00 – 12h00: Feira da Agricultura Familiar e Artesanato. 
Local: Arena da Praça Cívica 

08h00 – 10h00: Caminhada ecológica. 
Local: trilhas do Parque Estadual Mãe Bonifácia 

10h00 – 11h00: Oficina Desenho Ambiental (Victor Hugo). 
Local Ante sala do Espaço Sagui 

11h00-11h30 - Apresentação Cultural: Abel Santos (Viola de Cocho) 
Local: Palco da Praça Cívica 

12h00 – Encerramento


Nenhum comentário:

Postar um comentário