3 de junho de 2014

Restaurante da cuiabania aposta em decoração lúdica e familiar


ANDREA HADDAD
Redação/Secom-MT
Chico Valdiner/Secom-MT

Gastronomia regional tradicional preparada para Copa 2014Quem entra pelo corredor estreito, com paredes de cores variadas decoradas com utensílios de cozinha antigos em estilo rústico, se surpreende com uma grande área de terra por onde passeiam alguns gansos. À frente, um espaço com capacidade para 100 pessoas, decorado de forma lúdica. Sobre as mesas, luminárias coloridas. Os discos de vinil de cantores da bossa nova, MPB, samba de raiz e pop rock casam com o agradável ambiente familiar. Estes são os elementos que marcam o restaurante Fundo de Quintal, localizado na área central de Cuiabá. 

“Acredito que durante a Copa turistas devem aparecer por indicação dos nossos clientes mais cativos”, prevê Nilzis Herane Ziolkowski, responsável pela organização do estabelecimento e mãe da proprietária, a empresária Aline Ziolkowski, e do cozinheiro Rafael Herane Ziolkowski. 

No cardápio florido, recheado com sugestões de comidas caseiras regionais, cada prato leve o nome de um freguês assíduo. Dante de Oliveira (ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá, já falecido) remete ao revirado cuiabano à base de carne picada e farinha de mandioca. “É o prato que o Dante mais gostava. Era um grande amigo”, diz Nilzis. Outros políticos aparecem no cardápio, dividido entre petiscos e pratos típicos. Os temperos foram passados de geração em geração. “Somos da cuiabania. Os temperos são da minha mãe, de uma tia e da minha avó, Nilda da Costa Ribeiro”. 

O petisco mais procurado é o croquete de mandioca, tanto de carne e de queijo. “A receita é da minha tia, Aline Pereira Padilha”, revela Nilzis. O prato mais concorrido, por sua vez, é a galinhada de arroz com farofa de banana. São requisitados com frequência também a carne com banana, porções de filé e de frango a passarinho, farofa de ovo e costelinha de porco frita. 

Ex-proprietária de outros empreendimentos, Nilzis incentivou a filha a abrir o Fundo de Quintal no casarão onde cresceu após, segundo ela conta, ter recebido uma visão divina. “Visualizei, em um culto, a imagem do restaurante neste espaço que estava praticamente abandonado”. O episódio marcou o que ela considera “o recomeço da família” no ramo da gastronomia. “A necessidade aquece a criatividade. Toda a decoração foi intuitiva”. Nilzis lembra que foi procurada pela reportagem de uma revista de circulação nacional em função das luminárias dentro dos baldinhos que proporcionam uma iluminação lúdica. 


Chico Valdiner/Secom-MT
Gastronomia regional tradicional preparada para Copa 2014Localizado na rua Estevão de Mendonça, bairro Lixeira, região central da capital mato-grossense, o Fundo de Quintal começou a funcionar há oito anos, em dezembro de 2005. Há apenas três funcionários contratados. Nilzis cuida da organização, enquanto o marido fica no caixa. A filha é responsável pelas finanças e Rafael pela cozinha. Os pratos são feitos na hora. Enquanto esperam, os clientes aproveitam o ambiente para conversar, degustando bebidas ao som de músicas agradáveis. 

Outro atrativo são os objetos antigos colecionados por Nilzis, como os rádios antigos dos avôs, relógios que ganhou do pai, discos de vinil, entre outras raridades. Os adereços chamam a atenção. “Somos muito procurados para eventos, como confraternização e festas de aniversário. Também trabalhamos com encomendas”. 

O tino da família para o empreendedorismo foi herdado do comerciante Arlindo da Costa Ribeiro, avô de Nilzis. O pai dela, por sua vez, trabalhava com o tio, Michel Herane, na Petisqueira São Pedro, renomado restaurante cuiabano nas décadas de 1940 e 1950 que ficava na rua Ricardo Franco, à época apelidada por moradores de Rua do Meio. “Era gerente de uma loja na rua 13 de Junho e tinha que chegar cedo para abrir. Depois, passava na Petiscaria comer bife com ovos. Era um espaço muito concorrido”, recorda o comerciante Assad Luiz. 

Nilzis tem mesmo prazer dos familiares no contato com o público. “Gosto de gente, das conversas com os clientes”. Ela pretende ampliar o Fundo de Quintal, na área onde fica a entrada, para receber clientes no almoço. “O requinte está no simples”, aposta. 

O atendimento começa às 18h e encerra meia-noite. O portão fecha às 23h30. Interessados em reservas e encomendas podem entrar em contato pelos telefones (65) 9974-3434/ 9974-7742, ou pelo facebook.

Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário