22 de junho de 2014

Mais uma vez, o espetáculo da torcida enche os olhos na Arena Pantanal


Da Redação - Darwin Júnior
Mais uma vez, o espetáculo da torcida enche os olhos na Arena Pantanal
Assistir uma partida e participar de uma Copa do Mundo é algo que não tem preço, embora a torcida sempre queira ver show de bola e muitos gols. E quando isso não acontece, às vezes são os próprios torcedores que salvam o evento com aquilo que mais sabem fazer: vibrar, cantar e dar brilho com uma festa à parte. Foi isso que aconteceu na noite deste sábado na Arena Pantanal quando o público deu outro espetáculo durante o jogo entre Nigéria e Bósnia, vencido pelos africanos por 1 a 0.

Leia mais:

Sem grandes estrelas em campo, mas com presenças ilustres nas arquibancadas, como o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o ex-jogador Roberto Carlos e o humorista Marcelo Adnet, os torcedores, em sua grande maioria de cuiabanos que queriam ver a Copa, mostraram a alegria do povo com o evento. Um total de 40.499 pessoas pagaram para assistir o jogo. Haviam nigerianos e bósnios misturados com colombianos, japoneses, americanos e muitos mato-grossenses, além de brasileiros que vieram de outros estados como Santa Catarina, Rondônia, Goiás e Mato Grosso do Sul. 

Torcedores lotaram a Arena Pantanal neste sábado. Foto: Jardel Arruda

O clima de Copa do Mundo contagiou geral e fez com que todos participassem de alguma forma. A tradicional 'ola' que não decolou durante o jogo entre Rússia e Coréia, formou sua grande marola, cruzando a Arena Pantanal várias vezes.

Em campo, Nigéria e Bósnia tentaram corresponder ao apoio das torcidas. Não havia divisão. Os torcedores apoiaram os dois times, ora incentivando um, ora outro. "Queremos ver bola na rede e futebol bonito. Estou torcendo para qualquer um, quem ganhar", resumiu o estudante Valter Roberto, que se infiltrou no meio de integrantes de torcidas organizadas do Mixto e do Cuiabá para fazer a festa.

Mais empurrado pelos torcedores no início, a equipe da Bósnia fez a torcida explodir aos 20 minutos, com gol de Dzeko que acabou sendo mal anulado. O bandeirinha alegou impedimento que não foi confirmado em imagens exibidas na televisão. Houve vaias da torcida para o trio de arbitragem. Oito minutos depois foi a vez de Odemwingie marcar para a Nigéria em um gol que colocaria a equipe africana com a mão na vaga.

A partida acabou empolgando com bons lances e boas defesas dos goleiros. O placar terminou com um magro 1 a 0, mas para os torcedores, isso não importou. "Estar aqui, participar desse momento é uma coisa que vou levar para sempre em minha vida. Gritei muito, cantei, estou quase rouca. Foi maravilhoso. Volto para casa feliz por ter participado da Copa", comemorava a gerente de loja Ana Lúcia Rodrigues que lamentou não ter conseguido ingresso para o jogo Colômbia x Japão.

Com esse clima de festa e alegria, a Arena Pantanal foi palco, sem problemas, do terceiro jogo da Copa do Mundo. Na próxima terça-feira, dia 24, com jogo envolvendo as seleções colombiana e japonesa, Cuiabá encerra sua participação no Mundial 2014.

Torcedores da Bósnia receberam apoio de cuiabanos no jogo contra a Nigéria. Foto: Jardel Arruda

Surpreendeu - A partida de ontem à noite chegou a ser considerada como "o jogo que ninguém queria ver". No final, o confronto teve 98,5% de ocupação do estádio, com capacidade total para 41.112 torcedores durante o Mundial. Para o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, "isso mostra a paixão do povo cuiabano pelo futebol e pela Copa do Mundo, já que a grande maioria do público era de torcedores brasileiros. Foi uma demonstração do sucesso da Copa na cidade, com uma partida que aparentemente não tinha grande apelo".

O público presente à Arena neste sábado superou o registrado na abertura da Copa em Cuiabá, na partida entre Chile x Austrália, que teve público de 40.275 torcedores. No segundo jogo na Arena Pantanal, Rússia x Coreia do Sul levou 37.603 torcedores à Arena, segundo números oficiais da Fifa.

Agora, a expectativa é de superar o recorde no jogo entre Colômbia x Japão. Cuiabá espera uma invasão da "febre amarela", com a chegada de milhares de torcedores colombianos. A torcida japonesa também irá marcar presença. Segundo o Consulado do Japão em São Paulo, são esperados 4 mil torcedores vindos do Oriente, além da presença da forte comunidade japonesa local.

Vale lembrar que antes da Copa do Mundo, nos quatro jogos teste realizados na Arena, o maior público foi de 21.385 torcedores presentes no confronto entre Cuiabá x Internacional, pela Copa do Brasil. Essa partida também registrou o que era até então o maior público pagante no estádio, com 16.363 torcedores. Os dados são da CBF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário