21 de junho de 2014

Hospitalidade, cultura e gastronomia marcam a passagem dos turistas por Cuiabá

CAROLINE LANHI

Redação/Secom-MT
O que os turistas vão levar na bagagem ao deixarem Cuiabá? Não vão faltar boas histórias, sabores, cultura, artesanato, conhecimento e uma boa imagem do povo Cuiabano. “Amigável”, “caloroso” e “solidário” estão entre os adjetivos mais utilizados pelos turistas ao serem questionados sobre como foi o acolhimento na capital mato-grossense. 

Mayke Toscano/Secom-MT
Turistas durante os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá
Turistas durante os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá
A primeira impressão do casal Patricia e Hans Knorr – ela britânica e ele alemão – sobre o cuiabano foi a de um povo solidário. Ela teve a bagagem extraviada pela primeira vez no voo para Cuiabá e ficou surpresa com a reação das pessoas. “Todo mundo queria me ajudar”, afirma Patrícia. 

Apreciadores de cultura, história e arte, o casal iniciou os passeios a museus e galerias no primeiro dia em Cuiabá. Aproveitaram o “free tour” do Circuito Pontos do Mato para conhecer os principais pontos de cultura de Cuiabá e aprovaram a ideia. “Essa é a quinta Copa do Mundo que participamos e eu nunca tinha visto algo parecido com isso. A ideia é muito boa. Em outros países geralmente temos que ir até o museu”, elogiou o alemão. 

O coordenador do Museu da Caixa D’Água Velha, Felipe Campos, diz que entre os dias 10 e 20 de junho o museu recebeu 738 visitantes. Antes da Copa o local recebia até 100 pessoas por semana. Os brasileiros ainda lideram as visitas, seguidos dos chilenos, russos e australianos. Na lista dos brasileiros está Franqueneide Pereira, 31, que aproveitou o feriado e o clima de festa da Copa do Mundo para conhecer Cuiabá. Nas visitas aos museus, gostou de ver como os cuiabanos tentam ao máximo preservar a cultura e os espaços. “Tenho aprendido sobre a cidade todos os dias. Até dancei siriri”, comemora. 

Entre as maiores curiosidades dos turistas, Felipe conta que após conhecer as exposições todos ficam interessados em saber onde encontram dançarinos de siriri e cururu, viola de cocho, reza cantada e outras particularidades da cultura local. “O viajante quer levar um pedaço do lugar onde ele está, de preferência algo original”. 

Os sabores e arte 

Quem também se surpreendeu com a cidade foi a americana Angela Cedeno, 30 anos. Por Cuiabá não ser uma cidade grande como São Paulo, achou as pessoas muito amigáveis e generosas. Ela aproveitou o Circuito para aprender mais sobre a história e a cultura, mas a expectativa mesmo é pela culinária local. O primeiro prato provado por Angela foi o escaldado cuiabano, uma espécie de sopa com frango, ovos e muito tempero. A próxima parada é na peixaria, para experimentar o peixe de água doce. 

Segundo Márcio Okada, proprietário de uma peixaria na Capital, os pratos mais pedidos pelos turistas são matrinchã assada e galinha com arroz. Para os asiáticos, especialmente coreanos e japoneses, o restaurante apenas diminuiu a quantidade de sal e temperos. O pacu assado e recheado com farofa de couve também faz sucesso e foi o prato provado pelo casal Ify, 36, e Nsima Usen, 40, que vieram do estado de Michigan, nos Estados Unidos, para apoiar a seleção da Nigéria. Acompanhados dos três filhos, eles aprovaram o pacu, mas acham que até o momento nenhuma receita supera o sabor da galinha com arroz. 

Mayke Toscano/Secom-MT
Turistas durante os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá
Turistas durante os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá
Além da gastronomia cuiabana, os estrangeiros também aproveitaram para experimentar os pratos brasileiros que mais fazem sucesso no exterior, como a feijoada e churrasco. Para acompanhar, os americanos Gary Smith, 37, e Mathew Philips ,36, que moram na Filadélfia, estado da Pensilvânia, não dispensaram a cerveja e a caipirinha. 

Gary e Mathew estão em Cuiabá desde o início da Copa só vão embora após o jogo entre Japão e Colômbia. Apesar de terem alguns dias antes da partida, os amigos resolveram garantir os presentes ainda esta semana. Na sacola um item não poderia faltar, a cerâmica de São Gonçalo Beira Rio. As armas indígenas, como arco e flecha, também chamaram a atenção dos amigos que garantem nunca terem visto algo parecido. 

Hospedados na casa de um colega brasileiro, os americanos garantem voltam a Cuiabá em uma próxima oportunidade, pois além da comida, bebida, natureza e artesanato, o primeiro item na bagagem de lembranças é a alegria e a hospitalidade do povo cuiabano. Mais um gol para Cuiabá! 

Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário