2 de junho de 2014

Eventos de negócios poderão sustentar o turismo


REDAÇÃO
Secom-MT

Chico Valdiner/Secom/MT
Renato de Paiva Pereira, proprietário do Gran Odara Hotel

O número recorde de turistas que deve passar por Mato Grosso durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol abrirá caminho para o Estado promover o Turismo de Negócios no pós-Copa. Esta é a expectativa do empresário Renato de Paiva Pereira, do Hotel Gran Odara. Se isto acontecer, Mato Grosso poderá posicionar-se como um realizador de eventos que garantirá o funcionamento do setor e será também um importante incentivo ao turismo de lazer voltado ao conhecimento das belezas naturais da região. A condição de cidade-sede ampliou a capacidade de acomodação em Mato Grosso e melhorou a prestação de serviços destinados aos turistas. Em função dos jogos, houve uma qualificação de mão de obra especializada, além do aprimoramento da cultura voltada para o segmento.



O próprio Renato comemora o campeonato mundial como Turismo de Negócio. Afinal é no Gran Odara que integrantes e convidados da Fifa irão se hospedar. Junto com torcedores, os membros da Federação irão garantir a ocupação dos 141 apartamento do hotel. Para ele o turismo de lazer, com o conhecimento das belezas naturais e outros atrativos do estado, virá no bojo de eventos que trazem para cá profissionais liberais, empresários de indústrias de maquinários e insumos para a agricultura. “A Copa vai trazer os empresários de países empreendedores como Japão, Coreia, Chile, que conhecendo Mato Grosso poderão optar por um empreendimento no estado”, acredita.



Esta realidade faz, inclusive, com que Renato veja as belezas naturais de outra forma. Para ele o cerrado pode chamar mais atenção como centro de produção do agronegócio do que como ecossistema. Ele também destacou que o empresário quer conhecer a produção, a produtividade para investir num local que lhe dê retorno. E isto Mato Grosso pode oferecer, com certeza. “O turista que vem a negócios vai ficar em um evento até sexta-feira e aproveita que está aqui para conhecer o Pantanal, Chapada ou outro lugar no final de semana”, disse.



Para o empresário, eventos como congressos e exposições por si só garantem a ocupação da rede hoteleira e dinamizam a vida da cidade, podendo inclusive, turbinar o turismo de lazer como efeito colateral. “E é por este caminho que nós devemos ir”, relata.



A postura de Renato, embora não privilegie o turismo de lazer, aponta para a importância da Copa para o segmento no estado. “Mato Grosso deve receber milhares de chilenos, japoneses, australianos neste mês de junho”.



Turistas que acompanham as seleções, no entanto, têm um comportamento diferente. Não costumam ficar muitos dias em um só lugar. Mesmo assim o empresário acredita que o visitante poderá levar uma imagem positiva daqui, se for bem atendido nessa curta estadia. Algumas opiniões positivas já constam em sites de consuta para viajantes, como o Trip Advisor. Ali os comentários sobre Cuiabá e Mato Grosso revelam a excelência que poderá ser marca registrada do estado e da Capital com avaliações positivas em sua maioria.



Receber tantos visitantes, de tantos lugares diferentes em um curto período de tempo será uma experiência positiva para Mato Grosso que poderá utilizar as informações, opiniões e críticas para aprimorar a infraestrutura e o serviço de receptivo. O despertar das necessidades em função dos jogos irá funcionar como legado para o futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário