23 de junho de 2014

Empaer realiza palestra sobre cultivo da mandioca na Comunidade Faval

CHRYSTIANE DA CONCEIÇÃO

Assessoria/Empaer
Toda quinta-feira na Escola Estadual José de Lima Barros, na comunidade Faval, que fica a 60 quilômetros do trevo de Nossa Senhora do Livramento, a equipe da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) de Nossa Senhora do Livramento, faz atendimento da Chamada Pública. Na segunda palestra, o tema solicitado pela própria comunidade foi o cultivo de mandioca. 

A palestra foi destinada a mulheres agricultoras já inscritas na Chamada Pública de Sustentabilidade e alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. “Fiquei contente e muito agradecida com o trabalho da Empaer. Aqui nós já temos uma farinheira, então eles nos ensinaram que é possível fazer outros produtos com a mandioca, além da farinha que a gente já está acostumado”, ressaltou a moradora da comunidade Benedita Antonina.

A meta é a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural para famílias rurais, através da parceria entre Empaer e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “O ponto de partida é o interesse da comunidade. Como eles já trabalham com a mandioca há muitos anos, então, nosso papel é agregar valores com conhecimento e tecnologia”, afirmou o palestrante, engenheiro agronômo e diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Almir de Souza Ferro.

A mandioca está sempre presente, sob diversas formas, no dia a dia do mato-grossense e é uma das atividades econômicas mais cultivadas em nosso estado e diversificar a produção garante maior comercialização. Em outro trabalho, a extensionista da Empaer, Lindelzi Lima, lançou um livro de receitas, onde a mandioca é destaque em vários pratos doces e salgados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário