24 de junho de 2014

Embaixadora da Colômbia se encanta com receptividade cuiabana

ANDRÉA HADDAD


Redação/Secom-MT

  • Chico Valdiner/Secom/MT

Há dois meses no Brasil, a embaixadora da Colômbia Patricia Cárdenas agradeceu ao governador Silval Barbosa, nesta terça-feira (24.06), pela recepção preparada aos torcedores que desembarcaram em Cuiabá para assistir à partida da Seleção Colombiana contra o Japão, na Arena Pantanal, pelo último jogo da primeira fase da Copa do Mundo. “Estamos muito contentes, superou todas as expectativas, Cuiabá virou praticamente uma Colômbia. A organização está impecável”, destacou, em audiência no Palácio Paiaguás.


Segundo ela, 20 mil colombianos fazem festa na capital mato-grossense, contagiados com o desempenho da seleção, que, se vencer os japoneses, termina a primeira etapa da competição com 100% de aproveitamento - três vitórias em três jogos. Apostando no placar de 2 a 1 a favor da Colômbia, Patricia disse que está encantada com a receptividade da população. “O povo cuiabano é muito amável, estou encantada, sinto como se estivesse na Colômbia”.


Silval retribuiu os elogios e entregou à embaixadora um acervo com todos os dados do Pantanal mato-grossense. “Quero conhecer o Pantanal, as imagens são muito bonitas. Ouço falar bastante”, disse Patricia.


Ela observou semelhanças entre Mato Grosso e a Colômbia. Tanto que pretende retornar para estreitar a relação institucional e, por consequência, econômica com o Estado. “A região Norte de Mato Grosso é parecida com o nosso país. Vejo que aqui é um lugar com muito potencial produtivo. Vamos mirar no estreitamento desta relação comercial e na troca de experiências”.


Patricia lembrou que o país já conta com o sistema de intercâmbio para estudantes colombianos e brasileiros. Ela demonstrou interesse nos dados sociais e da economia de Mato Grosso. Assim como na Colômbia, o Governo de Mato Grosso incentiva com recursos e assistência técnica os pequenos produtores. “Para os colombianos também é fundamental que o pequeno agricultor tenha condições de produzir”.


O governador explicou que são desenvolvidas atividades como a fruticultura, piscicultura e a cadeira leiteira. “E há várias indústrias em forma de cooperativas para processar a produção. A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, colocou 12 bilhões de dólares, com 2% de juros ao ano, para custear a agricultura. É um recurso significativo”.


Na avaliação de Silval, a Copa do Mundo proporciona uma interação natural entre diferentes povos. “Não tenho dúvidas que isso representa o estreitamento das relações entre os países em todos os sentidos. Mato Grosso tem potencial no turismo, no agronegócio, e podemos melhorar a linha área direto com a Colômbia. Penso que vale a pena esta integração, vamos trabalhar em programas de incentivo comercial”. O governador citou a baixa densidade demográfica do estado. “Precisamos de pessoas e, para isso, necessitamos de acordos internacionais”. Interessada no programa de reforma agrária, Patricia ouviu do governador que o estado possui 140 mil famílias assentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário