27 de junho de 2014

Delegacia do Turista vira referência para estrangeiros no Mundial em Cuiabá


LUCIENE OLIVEIRA
Assessoria/PJC-MT

O apoio dado a turistas estrangeiros pela Delegacia do Turista e a Central de Línguas no período do Mundial, em Cuiabá, ficou registrado em várias fotografias como a principal marca do bom atendimento prestado pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.

Foram 154 atendimentos diversos como ajuda para encontrar turistas perdidos na Capital, encaminhamento a hotéis e locais de camping e até a unidades de saúde. Os chilenos foram os que mais procuraram a Delegacia, sendo 45 ao todo, nos dias que estiveram em Cuiabá.

Os turistas solicitaram ajuda para deslocamentos aos locais de eventos e "carona" até os locais que estavam acampados. Pela unidade passaram turistas de diversas nacionalidades como haitianos, americanos, australianos, italianos, russo, nigeriano, suíço, romeno, coreano, bolivianos, japonês, venezuelanos e colombianos.

Além dos registros de delitos, a Delegacia do Turista, na Avenida da Prainha, no Centro de Cuiabá, se tornou ponto de referência para os visitantes na Capital, que foi também procurada pelos representantes das Embaixadas dos países que disputaram a Copa na capital.

A delegada Ana Cristina Feldner destacou o profissionalismo e a dedicação da equipe em todos os trabalhos realizados com turistas das diversas nacionalidades. "Uma coisa é uma delegacia que já está em funcionamento e outra é uma delegacia nova, que de 'cara' pega um grande evento como a Copa do Mundo e conseguir resolver todos os casos. Fizemos além da nossa função policial porque conseguimos dar apoio aos turistas e até fazer a função social", destacou.

Ana Cristina enfatizou que a unidade também foi referência para outras instituições, que assim como outros órgãos estava trabalhando com algo que ainda é novo: o turista estrangeiro. "Todos foram muito proativos e mostraram-se preocupados com as informações que chegaram e foram atrás para checar. Apesar da nossa pouca de experiência foi um sucesso. Fomos montados e testados nesse grande evento", disse.

A Central do Turista, composta pela Delegacia do Consumidor, Delegacia do Turista, Marcas e Patentes e Plantão de Línguas, entrou em funcionamento uma semana antes do primeiro jogo na Arena Pantanal, ocorrido no dia 13 de junho, para onde foram lotados 40 investigadores, 5 delegados, 11 escrivães e 5 viaturas.

As equipes estão qualificadas para o atendimento nos idiomas inglês, espanhol e japonês.

Além da delegada Ana Cristina Feldner, os delegados Divina Aparecida Vieira Martins da Silva, de Rondonópolis, Maurício Hoette, de Juscimeira, Marcelo Carvalho, de Marcelândia, Alexandre Franco de Morais, de Tangará da Serra, e Lindomar Aparecido Tofoli, da Delegacia de Entorpecentes, atuaram como delegados adjuntos na Central do Turista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário