16 de junho de 2014

Comitiva Russa visita Cuiabá para trocar experiências sobre mundial

SINARA ALVARES

Redação/Secom-MT
Ednilson Aguiar/Secom-MT
Comitiva da Rússia
Comitiva da Rússia
Uma reunião entre representantes de Rússia e Cuiabá para trocar experiências sobre os preparativos da Copa do Mundo marcou o primeiro compromisso da comitiva europeia em solo mato-grossense. Com uma equipe de 45 pessoas, a comitiva acompanha o mundial em várias cidades-sede brasileiras como forma de ganhar experiências para a próxima Copa, em 2018. O encontro foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) nesta segunda-feira (16.06), véspera da partida entre Rússia e Coréia do Sul na Arena Pantanal. 

Durante a reunião a comitiva ouviu experiências sobre a preparação dos estádios, aeroporto, rede hoteleira e mobilidade urbana. “Discutimos tudo que envolve uma preparação para um evento como este, para que nossas experiências possam ajudá-los na preparação para a copa de 2018. Inclusive vamos falar sobre o sentimento festivo e a importância que é um evento como este para a cidade”, explicou o secretário extraordinário da copa, Maurício Guimarães. 

As experiências vividas por Cuiabá serão úteis na preparação dos jogos na Rússia, segundo o embaixador russo no Brasil, Sergey Akopov. Ele diz que, assim como o Brasil, a Rússia é um país muito grande e terá jogos em cidades distantes da capital, o que trará grandes desafios para o país. “Teremos 11 cidades sedes e algumas dessas regiões, como Cuiabá, por exemplo, estão situadas longe da capital do país. Então, neste sentido, temos a similitude de problemas que poderiam surgir. A troca de experiência em várias áreas é muito proveitosa para ambos os países. Estamos muito agradecidos por essa acolhida em Mato Grosso”, afirmou. Ao fim da entrevista o embaixador ainda arriscou um palpite para o jogo de estreia de sua seleção neste Mundial. “Vai ser um a zero para a Rússia”. 

A beleza e funcionalidade arquitetônica da Arena Pantanal, e a receptividade do cuiabano chamaram atenção do chefe do Comitê Organizador da Copa da Rússia, Alexey Sorokin. “É um estádio muito bom que foi feito para o clima de Cuiabá. Eu achei os aeroportos muito bem organizados. Os jogos no Brasil como um todo também estão organizados”.

Os russos estreiam nesta terça-feira diante da seleção da Coreia do Sul às 19h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O jogo é válido pelo grupo H, que conta ainda com Argélia e Bélgica. O embaixador e a comitiva russa vão acompanhar a partida no estádio. 

Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário