17 de junho de 2014

Com invasão estrangeira, Cuiabá entra no clima da copa

SINARA ALVARES
Redação- Secom-MT

Ednilson Aguiar/Secom-MT
Torcedor coreano elogiou receptividade em Cuiabá

Na primeira semana da Copa do Mundo, Cuiabá vê a cidade cada vez mais lotada de turistas. Torcedores estrangeiros que vieram para o mundial conhecem as belezas naturais de Mato Grosso, interagem com a população local e ajudam a criar a atmosfera festiva da copa. Camisas com as cores das seleções estrangeiras se misturam com o verde e amarelo estampado nas sacadas de prédios e janelas de carros. Russos, Chilenos, Ingleses, Japoneses, Coreanos mostra quem o clima da Copa definitivamente já chegou à capital. 

Um dia antes do jogo entre Coreia do Sul e Rússia, que acontece nesta terça-feira (17.06) na Arena Pantanal, o ator coreano Kyung Seok, andava pelo centro da capital para conhecer a cidade que até pouco tempo atrás era completamente estranha para ele. “Estou muito surpreso com a cidade. Achei que Cuiabá era uma cidade pequena e difícil. Porém, a minha primeira impressão ao chegar aqui é a de que a cidade é boa e as pessoas são muito legais e muito dispostas a ajudar”, comemorou. 

O Inglês James Riley, 27, também veio conferir os jogos da copa e, claro, conhecer Cuiabá e visitar o pantanal. Acompanhado de amigos ele elogiou a receptividade do povo Cuiabano e garantiu que vai passar pelo menos nove dias na cidade. James Já está com ingressos comprados para assistir aos jogos entre Coreia do Sul x Rússia, Nigéria x Bósnia e Japão e Colômbia. “Todas as pessoas tem sido bem amigáveis conosco e estamos gostando desse clima”, garantiu. 

A delegação Russa e seus torcedores já estão em Cuiabá e prometem fazer uma bela torcida no jogo desta terça-feira. O chefe do Comitê Organizador da Copa da Rússia, Alexey Sorokin, elogiou a receptividade brasileira e garantiu que a Rússia vai fazer um ótimo jogo. “Aqui tem uma ótima atmosfera de futebol”, garantiu, torcendo pelo primeiro lugar da Rússia dentro do grupo H, que ainda tem Bélgica e Argélia. 

Entre os comerciantes o clima também é de euforia. O gerente do hotel onde os jogadores Coreanos estão hospedados, Marcelo Mesquita, disse que muitos estrangeiros estão acomodados e muito satisfeitos com a cidade. “Muitos planejam uma estadia mais prolongada para aproveitar o passeio”. A gerente de Marketing do Shopping Pantanal, Cintia Tristão, disse que a chegada dos estrangeiros aumentou muito o fluxo de pessoas e veículos no shopping. “Tivemos um aumento em cerca de 20% no consumo”, disse. 

Nas ruas, os torcedores de fora do país ajudaram a transformar a cara da cidade. Basta andar pelo centro, shoppings ou restaurantes para encontrar torcedores com camisetas de diversos países. Para a funcionária pública, Rosana Müller, a festa verde e amarela não seria completa se todos estes sotaques não estivessem em Mato Grosso. 

Casada com um Alemão e moradora de Cuiabá, Rosana avalia que a chegada dos estrangeiros foi fundamental para ela se sentir “no clima da copa do mundo”. Ela, que esteve em um jogo da Alemanha na copa de 2010, comemora sua segunda participação no mundial. “Uma semana antes dos jogos nem parecia copa, mas quando os jogos começaram e os turistas chegaram mudou completamente o clima da cidade. Essa mistura contagia todo mundo”, comemorou. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário