6 de junho de 2014

AL tenta 'melhorar' projeto de revitalização do Complexo da Salgadeira


Darwin Júnior - Da Redação


Foto: Arquivo - OD


O projeto de revitalização do Complexo Turístico da Salgadeira será analisado pela Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa. A finalidade é acompanhar a execução e recomendar alternativas que atendam às expectativas dos visitantes no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A princípio incluída no roteiro da Copa, a Salgadeira não terá suas obras prontas para receber os turistas na Copa.


Leia mais:

Foi o que deixou claro o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que vistoriou as obras que estão sendo executadas pelo Consórcio Salgadeira e lamentou a demora na execução do projeto, já que o local poderia contribuir para fomentar o turismo na região no período da Copa do Mundo, quando Cuiabá receberá milhares de torcedores.Acompanhado da deputada Teté Bezerra (PMDB), que esteve à frente da Secretaria de Turismo, ambos observaram a necessidade de oferecer estacionamento arborizado, ação que não está prevista no projeto original para os sete mil metros quadrados exclusivos para esse fim.

Também destacaram a necessidade de se buscar alternativas que contemplem a população com a permissão de banhos nas cachoeiras e riachos. Dilmar explicou que por muitos anos, a Salgadeira foi um dos principais pontos turísticos frequentados por inúmeras famílias, que tinham o local como única área de lazer. Disse que é importante fazer os estudos sobre o impacto ambiental e, consequentemente, às adequações necessárias para oferecer lazer com foco no turismo sustentável.

Satisfeito com o andamento da obra, Dilmar disse que a comissão quer contribuir. “Saio convencido de que a Assembleia Legislativa também pode ajudar nesse projeto e trazer melhorias para a área de Turismo. Sabemos a importância da Salgadeira e temos que dar alternativas ao povo para que possa voltar a frequentar o local, principalmente nos fins de semana, e contemplar as belezas naturais que o complexo oferece”, afirmou, ao garantir a continuação da fiscalização.

Domingos Meneses Filgueira Moussalem, diretor do Consórcio Salgadeira que é formado pelas empresas Farol Empreendimentos e Participações e a Ypenge Projetos Florestais, explicou que o projeto engloba a reforma do restaurante, com espaço para lojas, centro de visitação e a construção de três mirantes. A primeira parte já está pronta com o plantio de 3.950 mudas de árvores nativas, para a recuperação da área degradada. Ação que atende ao Termo de Ajuste de Conduta – TAC.

Já a parte de construção civil deverá ser concluída em setembro deste ano. Mas, a conclusão total deverá ocorrer em julho de 2015. “Vai ficar belíssimo e resgatar o tradicional ponto turístico da região”, disse Teté Bezerra, ao destacar as ações que estão sendo feitas em parques como Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu, que mostram a possibilidade de aliar a proteção ambiental com a atração de turistas.

Entre as modificações está demolição de construções irregulares e a construção de trilhas suspensas para os visitantes. Objetivo é contemplar a natureza sem agredir o solo dos 72 mil metros quadrados que compõem a Salgadeira. Também estiveram presentes o engenheiro responsável pela obra, André Luís Lima Secchi e o coordenador da Prodestur, Reinaldo Vaz Guimarães. Com informações da AL



Nenhum comentário:

Postar um comentário