26 de maio de 2014

Universidades negam alojamento; entorno da arena é opção


Edson Rodrigues/Secopa


Escolas públicas no entorno da Arena Pantanal é uma das opções de alojamento

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO

A expectativa do Governo do Estado e da Prefeitura de Cuiabá para utilização das universidades e faculdades de Cuiabá e Várzea Grande, para alojamento de turistas durante a Copa do Mundo, foi zerada. 

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e as instituições privadas Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade Cândido Rondon (Unirondon) e Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) rejeitaram a proposta do poder público. 

Ao MidiaNews, Unic e Unirondon, ambas do grupo Kroton, justificaram que o ano letivo não poderia ser interrompido para a acomodação de turistas. 

O argumento foi o mesmo utilizado pelo Univag. Segundo o vice-reitor Flávio Foguel, por determinação do Ministério da Educação (MEC), o semestre deve ter, no mínimo, 100 dias letivos. 

“Houve, sim, a negativa por uma questão clara: o calendário acadêmico. Se pararmos para virar hospedagem, vamos ter problema em cumprir nosso cronograma, que já teve alterações por conta da greve do Estado no ano passado. Os alunos vindos do ensino público terminaram mais tarde o calendário escolar”, disse. 

“Não é uma questão de má vontade. Em dias de jogos na Arena Pantanal ou do Brasil, já vamos fechar o Centro e, nesse caso, oferecemos de maneira gratuita o estacionamento do Univag como alternativa aos torcedores. Cabem cerca de três mil veículos”, completou Foguel. 

Já a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavali Neder, afirmou que a instituição, além de precisar adequar seu calendário acadêmico, atrasado por greves anteriores, também não tem condições adequadas para receber turistas. 

“Foi explicado ao governador Silval Barbosa (PMDB) que a UFMT, atualmente, é um canteiro de obras, onde há um movimento intenso de caminhões e funcionários, o que por si só impediria a recepção de turistas por uma possível falta de segurança. Também estamos passando por revisão, sala a sala, com o Corpo de Bombeiros para adequar o sistema de incêndio e pânico. Tudo isso significa que não temos as condições necessárias”, explicou. 

Alternativa

No começo desta semana, a Prefeitura anunciou, por meio da Secretaria Municipal de Turismo da Capital, que escolas municipais e estaduais, próximas da Arena Pantanal, serão alternativas para turistas que não encontrarem hospedagem, durante a Copa do Mundial. 

No local, estrangeiros ou brasileiros, dormirão em colchonetes providenciados pelo Governo do Estado. 

A “alternativa” é a última dentre outras cinco anunciadas durante a coletiva à imprensa, nesta quarta-feira, visando a reduzir um déficit atual de 12 mil leitos. 

“Temos cerca de três mil vagas para aluguel de temporada, 1.500 vagas no programa Cama e Café, 2.300 vagas em chácaras ou campings, 500 vagas em motéis, três mil vagas credenciadas pelo site www.airbnb.com.br e, com as escolas, mais 5.500 vagas. Somando todas essas opções, passaríamos de um déficit de 12 mil para o fornecimento de 15.800 leitos”, disse o secretário Marcus Fabrício.

Leia mais sobre o assunto:






Nenhum comentário:

Postar um comentário