21 de maio de 2014

UNISOL BRASIL participa de intercâmbio na Itália




A UNISOL BRASIL, representada por Clovis Eduardo Aguiar da Silva, secretário de Resíduos Sólidos, e Alexandre da Silva, assessor da direção, se reuniu com representantes italianos para trocar experiências cooperativistas e sindicais. O encontro fez parte do Intercâmbio na Itália, que aconteceu de 22 de março a 3 de abril, e teve o apoio da Nexus/Emilia Romagna e da CGil (Central Sindical Italiana).

Além de membros da UNISOL Brasil, a delegação brasileira presente ao evento contou com a participação do presidente da CUT/RS (Central Única dos Trabalhadores, do Rio Grande do Sul), Claudir Nespolo, que esteve representando a CUT nacional. Junto com a delegação brasileira esteve a delegação uruguaia, composta por Fernando Gambera, da PIT CNT (Central Sindical Uruguaia), Carlos Aulet, da Cooperativa Profuncoop, Alicia Martínez, da Cooperativa Caminos, e Andreina Moreira, do Instituto Cuesta Duarte.

Durante os 13 dias, as delegações tiveram a oportunidade de participar do congresso da CGil/Emilia Romagna, conhecer a experiência cooperativista italiana, reunir-se com representantes do governo da região da Emilia Romagna, da Legacoop (Central Cooperativista Italiana) e da Fiom (Federação de Operários Metalúrgicos).

Com o objetivo principal de trocar experiências, o intercâmbio serviu também para fortalecer e manter a parceria entre a UNISOL Brasil, Nexus (instituição italiana de cooperação internacional que apoia o desenvolvimento humano), CUT e CGil.

“É fundamental conhecer a história, a realidade econômica, social e política entre os países e buscar instrumentos que guiem e fortaleçam a Economia Solidária brasileira. Foi importante para renovar os laços de parceria entre as instituições. Queremos e pretendemos continuar trabalhando juntos com os parceiros italianos”, afirmou Clóvis Eduardo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário