29 de maio de 2014

Timidamente, comércio e bairros começam a entrar no clima da Copa em Cuiabá;


Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

A apenas 14 dias da abertura do Mundial 2014, o clima de Copa ainda está frio em Cuiabá. Mesmo a capital mato-grossense sendo uma das 12 sedes do evento, o comércio em geral e os torcedores ainda não apresentam grande ânimo a se comparar com os anos anteriores, onde a essa altura, muitas casas já estavam decoradas e ruas pintadas à espera do acontecimento. Enquanto o torcedor aguarda maior proximidade dos jogos, alguns comerciantes já vislumbram ligeiro aquecimento nas vendas de produtos ligados à Copa do Mundo.

Leia mais:

A corrida por produtos ligados à Copa intensificou esta semana o comércio no centro da cidade e nos bairros. Bandeiras, ‘vuvuzelas’, camisetas e artigos para produzir barulho estavam entre os objetos mais vendidos. Uma livraria no CPA 2 (Morada da Serra), decorou a loja com as cores da bandeira brasileira e produtos da Copa. O comércio específico da Copa ainda não decolou.

A gerente de uma papelaria, na avenida Brasil (CPA 2) informou que só esta semana as vendas de artigos da Copa teve um incremento. “A procura cresceu no início da semana e é muito grande o interesse por bandeiras para colocar em carro. Há muitos clientes que vieram à procura de bandeiras grandes para estampar no capô. Estas estão em falta no momento. As vendas estão começando a melhorar agora, mas ainda não dispararam. Acho que às vésperas da abertura da Copa, o interesse será bem maior. É coisa de brasileiro deixar para a última hora”, afirma a gerente.

No shopping popular de Cuiabá comerciantes já vendem camisetas e bonés, no entanto, parece haver receio com a Lei Geral da Copa que impôs muitas restrições à comercialização de produtos e utilização das marcas. “A Fifa veio com essas regras e isso acabou atrapalhando nosso lucro. Isso não está sendo nada bom”, reclamou um sacoleiro que este ano deixou de vender bolas e bonecos com medo de levar multa e ter o material apreendido.

Muito lentamente, a população começa a entrar no ambiente da Copa do Mundo. Já é possível ver pelas ruas motoristas com bandeiras fixas no veículo. Alguns bares da capital estão colocando decoração em verde e amarelo para atrair os torcedores.
Pelas ruas de bairros, os mais entusiasmados já começaram a se movimentar no sentido de pintar calçadas e estender bandeirolas. Um morador do Morada da Serra pintou uma bandeira do Brasil ocupando toda a frente da rua, defronte à escola Santa Edwiges.

No Tijucal, alguns moradores já se reúnem com a finalidade de enfeitar ruas. “Vamos entrar no clima da Copa e aqui vai ter barulho sim. A hora está chegando e a festa vai estar garantida”, disse o autônomo Roberto Pedroso, que diz ter combinado reuniões com a família para assistir aos jogos da seleção brasileira. Ele acredita que ‘Cuiabá viverá uma festa em dobro por ser uma das sedes da Copa do Mundo’.

“É uma questão de entusiasmo. Vejo que o ambiente para a Copa ainda está um pouco frio devido a esse receio de que Cuiabá não está totalmente pronta para o evento por conta dessas obras atrasadas. Essa preocupação freia a nossa confiança. Mas, acredito que na próxima semana com a chegada dos primeiros turistas, o cenário vai mudar e vamos embalar”, aposta o professor de informática Eduardo Gonçalves, morador do Santa Isabel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário