27 de maio de 2014

Técnicos do Acre buscam capacitação em Mato Grosso


CAROLINE LANHI
Redação/Secom-MT

Chico Valdiner/Secom/MT
Profissionais do Acre buscam treinamento junto ao Indea/MT

Com 34 anos de atividades de vigilância e defesa sanitária animal e vegetal, inspeção e fiscalização, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) se tornou referência para outros estados do Brasil. O Instituto realiza, nesta semana, treinamento de profissionais que atuam na área de defesa e inspeção sanitária vegetal no Acre.



Nove técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) estão em Cuiabá para a capacitação. Até sexta-feira (30) as aulas teóricas e práticas são voltadas para área vegetal, com ênfase nos programas executados em Mato Grosso e que apresentam resultados positivos. Entre eles, o programa de agrotóxicos que acompanha o produto desde a entrada no posto fiscal até o recolhimento das embalagens vazias.

O trabalho realizado pelo Indea no controle de sementes é outro ponto a ser debatido no curso. A presidente do instituto, Maria Auxiliadora Diniz, lembra que para ter uma boa colheita o produtor tem de saber a origem da semente e uma das responsabilidades do Indea é fiscalizar a semente que entra e é comercializada no estado. O treinamento também prevê controle de pragas e emissão de documentos para transporte de vegetais. O objetivo, completa Maria Auxiliadora, é compartilhar experiências, relatando erros e acertos.

Oder Gurgel é gerente de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal do Instituto Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) e diz que o órgão acompanha o trabalho desenvolvido pelo Indea por ser um dos institutos mais antigos e por Mato Grosso, ter uma realidade próxima a do Acre. “Temos um trabalho muito forte na área animal e nos últimos três anos começamos o trabalho na área vegetal. Como o Indea atua na defesa vegetal há muito tempo, queremos nos espelhar nesse sucesso”, afirmou Gurgel.

De 1º a 15 de junho, uma equipe do Indea também irá ao Amazonas para ministrar treinamento sobre identificação de madeira, já que Mato Grosso é um dos únicos estados que realiza esta atividade. “Quando outro estado escolhe Mato Grosso para fazer um treinamento mostra o quanto nós estamos indo bem. Isso nos fortalece, fortalece Mato Grosso e nos orgulha muito”, avalia a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário