8 de maio de 2014

Técnicos da Empaer participam de treinamento para chamada pública

ROSANA PERSONA
Assessoria/Empaer-MT
Com o objetivo de atender 3.200 agricultores familiares em 20 municípios do estado, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participam de um treinamento sobre o Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater) para atender a Chamada Pública da Sustentabilidade, projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A finalidade é sanar dúvidas na inserção das informações das comunidades e dos agricultores familiares. O treinamento acontece nesta quinta-feira (08.05), na sede da Empaer, em Cuiabá, no bairro Boa Esperança.

A engenheira agrônoma da Delegacia do MDA, Adriana Machado, vai abordar o Diagnóstico Rápido Participativo Comunitário (DRPC), metodologia que permite o levantamento de informações e conhecimentos da realidade da comunidade ou instituição, tirar dúvidas e verificar dificuldades na elaboração do relatório. Conforme Adriana, o trabalho está na primeira fase que é orientar no planejamento das ações que serão executadas na área rural. O relatório pode ser enviado para o MDA, mensalmente, ou em até quatro meses.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Osmano de Freitas Silva, responsável em orientar os técnicos, explica que a Chamada Pública vai beneficiar 100 agricultores familiares tradicionais de cada município avaliando as atividades individuais e coletivas para o desenvolvimento Sustentável das Unidades de Produção Familiar (UPF). Com recursos na ordem de R$ 10,8 milhões do MDA, serão atendidas 1.600 famílias nas regiões de Cáceres e Cuiabá e 1.600 na região de Alta Floresta.

As ações terão como foco organizar e estruturar as propriedades rurais, diversificar as atividades, referentes à produção e renda, disponibilizar e gerar tecnologias sustentáveis, usar os recursos naturais e acessar as políticas públicas. O próximo passo serão as visitas e reuniões com os produtores para levantar informações em várias áreas como ambientais e sociais, de cada núcleo familiar.

O trabalho começou em 2012 e tem encerramento previsto para o final de 2015. Os municípios beneficiados foram: Conquista D’Oeste, Pontes e Lacerda, Cáceres, Nova Lacerda, Porto Esperidião, Vale de São Domingos, Jauru, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Livramento, Nova Canaã do Norte, Colíder, Terra Nova do Norte, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Nova Monte Verde, Apiacás, Carlinda, Novo Mundo e Paranaíta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário