24 de maio de 2014

Sete etnias confirmam presença no Fesultura O Festival acontece em Campo Novo do Parecis/MT, de 05 a 08 de junho de 2014


DA REDAÇÃO

Com objetivo de trabalhar o respeito, a valorização dos povos indígenas e a revitalização das manifestações culturais do povo Paresi-Haliti, será realizado no período de 05 a 08/06 o VIII Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis no município de Campo Novo do Parecis/MT. 

O evento tem ainda o objetivo de alavancar o etnoturismo e consequentemente, a sustentabilidade econômica através das atividades esportivas e culturais do Povo Haliti e de outras sete etnias convidadas. O Festival está voltado a Cultura e os Jogos Indígenas do Parecis, um produto turístico, em um processo contínuo e auto sustentável. 

Os Povos Indígenas participantes do evento, habitantes da região e descendentes do tronco linguístico Aruak, participarão com sete etnias do Estado de Mato Grosso. 

Durante os jogos serão apresentadas as tradições originais: línguas, costumes, manifestações culturais (cantos, danças, pinturas corporais e outros), artesanatos e seus esportes tradicionais, dos povos: Paresi-Haliti – que abrange os municípios de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Sapezal, Nova Lacerda e Conquista d’Oeste; Manoky (Irantche) – que abrange o município de Brasnorte; Enawenê-Nawê – que abrange o município de Juína; Nhambikwara – que abrange os municípios de Sapezal e Comodoro; Umutina – que abrange o município de Barra do Bugres; Rikbatsa – que abrange o município de Juína; Xavante – que abrange o município de Barra dos Garças e os Bakairi – dos municípios de Nobres e Paranatinga. 

O evento contará com atividades esportivas, desenvolvidas pelas etnias participantes, sendo - Arco e Flecha, Corrida de Toras, Arremesso de Lanças, Cabo de Força, Corridas – Velocidade (100m) e 4 x 100m, Jikunahati (Cabeça bol), Tidimore, Futebol (masculino e feminino). 

Ainda durante o evento serão apresentadas as manifestações culturais das etnias como danças, cantos, canto xamânico, pintura corporal, artesanatos indígenas, exposição fotográfica, exibição de vídeos e exposição etnográfica. 

Serviço 

VIII FESTIVAL DE CULTURA E JOGOS INDÍGENAS DO PARECIS 

Local: Campo Novo do Parecis –MT Estádio Ari Tomazelli – Avenida Mato Grosso - Centro Período: 05 a 08 de junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário