30 de maio de 2014

Seleções ficam apenas 2 dias em MT; segurança em hotéis será reforçada




Tarso Nunes 

Reportagem Especial
Mário Okamura

3 hotéis da Capital e de VG foram escalados para hospedar seleções e Fifa

As seleções que vão jogar na Arena Pantanal, em Cuiabá, se hospedam nos luxuosos hotéis de Capital e Várzea Grande: Deville e Hits Pantanal, respectivamente. Para a comitiva da Fifa, que não sairá perdendo, foi reservado o hotel Gran Odara. Os três estabelecimentos, assim como os outros na Capital e região, não possuem mais vagas para o período da Copa – 12 de junho a 13 de julho. Este problema, inclusive, é uma das maiores preocupações, uma vez que os 15 mil leitos, que existem, são ínfimos perto dos mais de 35 mil turistas que virão assistir os jogos no Estado.

Em relação às delegações, está tudo pronto e elas não terão nenhum problema. O Deville, por exemplo, vai receber as equipes da Bósnia e Hezergovina, Coréia do Sul, Austrália e Colômbia. De acordo com o gerente geral, Marcelo Mesquita, o tempo de estadias das seleções vai durar dois dias, ou seja, chegam às vésperas do jogo e saem um dia depois. “Desde 2010 o hotel está credenciado pela Fifa para receber as delegações”, salienta Mesquita.

O gerente explica ainda que, visando a segurança das delegações nas hospedagens, há seis meses, foi feito um mapeamento do hotel, bem como da região Central, onde o Deville está instalado. “Também foi realizado um plano de contingência”, salienta. A rota das seleções, entre hotel, aeroporto e Arena Pantanal, será escoltada por agentes da Polícia Rodoviária Federal.

Davi Valle

Equipe da Fifa vai ficar em hotel localizado em frente à trincheira do Santa Rosa

O Hits Pantanal, por sua vez, vai abrigar as seleções da Nigéria, Chile, Rússia e Japão. O intuito destas delegações é encurtar a distância entre a Arena Pantanal e o aeroporto Marechal Rondon, praticamente do lado do hotel. Neste caso, as delegações devem enfrentar os problemas que a população enfrenta, com as obras em andamento na cidade vizinha.

No caso do Gran Odara, o local é referência na Capital, mas a comitiva da Fifa também enfrentará os problemas relativos as obras atrasadas na Capital. Acontece que o estabelecimento está localizado na Miguel Sutil, proximidades da Trincheira Santa Rosa, parcialmente liberada. Assim, se a obra não evoluir, pelo menos, mais um pouco os representantes da federação terão que percorrer os desvios do local para chegarem à Arena Pantanal.

De todo modo, nos 3 hotéis, no período dos jogos, serão reservados alguns andares para as delegações, contudo, a fluxo de clientes seguirá normal. Mesquita ressalta ainda que os preços cobrados para as seleções foram fechados por uma empresa especializada em hospedagem. “Os preços para as delegações são os mesmos praticados no mercado”, explica o gerente sem revelar o real valor.

Consulados

Os consulados dos países que virão a Cuiabá servirá como uma espécie de retaguarda para os turistas. O cônsul honorário do Chile, Rodrigo Bonavides, salienta que devem ter pelo menos 50 mil chilenos no Brasil para acompanhar os jogos da seleção. “A Nossa função será de auxiliar em qualquer problema que possa ocorrer com os chilenos”, enfatiza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário