9 de maio de 2014

Sedraf desenvolve ação com foco em crédito e comercialização Evento contou com a presença de entidades parceiras

JOÃO BOSQUO
Redação / Secom - MT

Lenine Martins/Secom-MT

Sedraf e parceiros realizam ações com pequenos produtores do distrito de Cangas, em Poconé


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) realizou na manhã desta sexta-feira (09.05) em Cangas, distrito de Poconé, uma “Ação Integrada do Crédito Fundiário” com a participação de diversos atores voltados para atender o agricultor familiar nas questões de produção e comercialização de seus produtos. Foram apresentadas alternativas de venda dos produtos pela Central de Comercialização com o lançamento da Cooperativa Central da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana e os já conhecidos Programa de Aquisição Alimentar (PA), da Conab e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNE). As entidades presentes na ação desenvolvida pela Sedraf foram o Banco do Brasil, Conab, OCB e Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso, entre outros órgãos estaduais.

O titular da Sedraf, Luiz Carlos Alécio destacou a importância do encontro pelo fato de a região agregar um grande número de produtores familiares e estar próxima ao grande mercado consumidor que é Cuiabá. "Nada melhor que essa comercialização aconteça por meio da Central de Comercialização localizada em Várzea Grande".

A Central de Comercialização de Agricultura Familiar, implantada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tem um colegiado na Baixada Cuiabana que optou pelo modelo cooperativo de gestão. O secretário disse que o papel da Sedraf, assim como das entidades parceiras, é organizar e orientar quanto a produção e comércio dos hortifruti para evitar, por exemplo, a produção de um único tipo de verdura ou hortaliça por todos os agricultores. “Desta maneira evitamos que haja superoferta de deteminado produto que possa prejudicar os agricultores”, disse.

Segundo o secretário o Banco do Brasil, que tem sido um parceiro presente no desenvolvimento da agricultura familiar, está aberto ao diálogo com os produtores que tiverem pendências com a instituição e desejarem retomar o acesso aos créditos.

O gerente de Mercado do Agronegócio e Agricultura Familiar, Brasiliano Brasil Borges, explica que o banco opera com três linhas: o Banco da Terra, Crédito Fundiário e Agricultura Familiar. Dentro dessa parceria ele informou que a instituição financeira e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer-MT) estão fechando uma parceria que prevê a liberação de crédito ao agricultor. Atualmente o BB tem em carteira de mais de R$ 1,4 bi investidos na agricultura familiar.

A Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso, que reúne os notários dos cartórios de registros de imóveis, também esteve presente no evento. A superintendente administrativa, Anete Ribeiro, disse que o papel da associação é o disseminar informações que beneficiem os produtores da agricultura familiar. Conforme a lei 12.873/2013, os contratos com o Banco do Brasil passam a ter força de escritura pública e há uma simplificação do trâmite, além de o agricultor não pagar os emolumentos para registrar no cartório. “O nosso papel é o de unificar o trabalho dos cartórios e divulgar esse benefício junto aos agricultores”. 

O presidente da OCB-MT, Onofre Souza Filho, falou da importância da cooperativa no processo de regularização fiscal para facilitar a comercialização por meio da Central. Segundo ele, a OCB vai oferecer todo o suporte na implantação da Cooperativa Central.

O agricultor Júlio Arruda, 78 anos, da localidade de Corandalinho, produz banana e mandioca e disse que vai buscar informação para regularizar a terra. Já Guilherme Alberto, 58 anos, que trabalha na terra do pai e integra a associação de produtores rurais, irá conversar com os técnicos da Conab para comercializar a produção de hortaliça na escola da zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário