27 de maio de 2014

Mato Grosso participa de evento turístico na Bolívia


ANA KARLA COSTA
Assessoria Sedtur/MT

Na tentativa de atrair os turistas bolivianos para Mato Grosso, principalmente durante a Copa do Mundo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) está participando da principal feira internacional de turismo do país vizinho, a FIT. A feira teve início nesta quinta-feira (27.03) e vai até este sábado (29.03). Doze países participam da FIT 2014.

O técnico da Sedtur, Geraldo Lúcio, que, ao lado de Diego Augusto, está representando o Governo de Mato Grosso na feira, explica que o objetivo é promover e divulgar o estado como um dos principais destinos turísticos para a pesca esportiva, ecoturismo, evento e negócios tecnológicos, turismo rural e de aventura da América do Sul. “A Bolívia é um importante mercado emissor de turista para o Brasil e Mato Grosso por fazer divisa. É preciso investir no sentido de atrair esses turistas”, explica Geraldo Lúcio.

Outro fator interessante, apontado por Geraldo Lúcio, é o grande interesse dos bolivianos e demais países que participam da FIT em visitar Mato Grosso durante a Copa do Mundo. Além de assistir os jogos, os turistas programam ficar de dois a cinco dias visitando os principais pontos turísticos do Estado.

“Mato Grosso está investindo em capacitação e infraestrutura para atrair o turista e idealizá-lo. O Ministério do Turismo prevê um crescimento excepcional do número de turistas em 2014, com a Copa e com as Olimpíadas e Paraolimpíadas no Rio, em 2016. Com esses eventos a previsão é que entrem US$ 17,607 bilhões de divisas no país até 2020, e o aumento da entrada de turistas internacionais seja de 113% até 2020”, detalha o técnico da Sedtur.

As ações desenvolvidas pelo Mtur e Embratur visando a promoção e divulgação do Brasil no exterior estão voltadas para o relacionamento e parceria estratégica com as Embaixadas do Brasil por meio dos SECOMs (Setor de Promoção Comercial) e com os principais agentes econômicos da cadeia do turismo emissivo desses países, como, por exemplo, operadores de turismo, companhias aéreas, agentes de viagens, jornalistas especializados e formadores de opinião, no sentido de aumentar o interesse e o volume de vendas do produto turístico brasileiro.

A FIT da Bolívia é uma oportunidade que os destinos emissivos e receptivos têm de apresentarem as principais informações sobre os mercados: aspectos gerais, perfil do estado, conhecer o perfil dos turistas, conjuntura aérea, sugestões de negócios, sugestões para planejamento de visitas e ações promocionais de cada país e regiões, compartilhar informações estratégicas sobre oportunidades e potencialidades dos mercados internacionais, unificar esforços de promoção, fortalecer as parcerias e aperfeiçoar resultados para o turismo receptivo.

O evento conta com a participação de operadoras de turismo, agentes de viagens, instituições públicas e privadas, companhias aéreas, meios de hospedagem e demais profissionais que realizam a promoção de destinos e serviços turísticos. (Com assessoria Embratur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário