8 de maio de 2014

INOVACRED - Boas ideias terão financiamento garantido em Mato Grosso


SINARA ALVARES

Redação/Secom-MT

  • Marcos Vergueiro/Secom/MT

MT Fomento passa a ser o Portal da FINEP em Mato Grosso
Empresas com ideias inovadoras terão financiamento garantido em Mato Grosso. Isso porque o Estado, por meio da Agência de Fomento (MT Fomento) já se capacita para operar a linha de financiamento 'Inovacred', criado pela Agência Brasileira de Inovação (Finep) para dar suporte financeiro às empresas dispostas a inovar o mercado. Para atender as exigências técnicas do programa o Estado firmou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que ministra o curso de capacitação para a equipe técnica do MT Fomento e consultores externos durante o mês de maio. 

O curso visa capacitar os técnicos do MT Fomento na elaboração de projetos de inovação, respeitando os critérios de análise e seleção Finep , segundo o coordenador do Escritório de Inovação da UFMT e um dos instrutores, Olivan S. Rabêlo. Depois de capacitados, os técnicos estarão aptos a analisar o mérito, viabilidade e a sustentabilidade técnica dos projetos. "Essa capacitação marca também um momento de expansão das atividades do MT Fomento, que agora, não visa só o micro, mas também as pequenas, médias e grandes empresas".

Inovações de qualquer área do conhecimento serão avaliadas pelo MT Fomento, segundo a diretora de desenvolvimento econômico da instituição. Para ela, a parceria com a UFMT é fundamental para o sucesso do projeto que vai ajudar no desenvolvimento da região. "A Universidade vai nos ajudar a operacionar o programa. Essa parceria será de grande proveito para a sociedade", garantiu.


O vice-reitor da UFMT, João Carlos, comemorou a parceria com o Governo do Estado, "que vai ajudar no desenvolvimento de Mato Grosso". "A UFMT tem competência na qualificação de profissionais. Temos um grande prazer em capacitar técnicos que vão trabalhar na área inovação tecnológica. Após o cursos esses profissionais terão capacidade de ajudar os talentos do estado a conseguirem seus finacimentos ", comemorou.

Wilton Silva, técnico do MT Fomento, é um dos alunos do curso de capacitação. Ele garante que o estudo será essencial neste momento para que todos estejam aptos a atender da melhor forma as pessoas que possuem boas ideias. "Muitas pessoas têm dificuldades na elaboração dos projetos. Vamos ajudá-los a conseguir financiamentos. As informações serão repassadas da melhor forma", garantiu.

O objetivo do Programa INOVACRED é oferecer financiamento a empresas de receita operacional bruta anual de até R$ 90 milhões, para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, ou no aprimoramento dos já existentes. Esse apoio vai aumentar a competitividade das empresas e ainda promover o surgimento de novos talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário