28 de maio de 2014

Fiscais intensificam ação no entorno da Arena Pantanal

Comerciantes podem pagar multa e ter bens apreendidos

Tchélo Figueiredo/Secom-Cuiabá


Município intensificará fiscalização para evitar "marketing de emboscada" na Copa

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

Comerciantes do entorno da Arena Pantanal deverão ficar de olho nas regras mais rígidas a partir desta semana, com a intensificação da fiscalização na região para evitar propaganda irregular e ações que configuram como “marketing de emboscada”, durante a Copa do Mundo.

A ação de vendedores ambulantes nesse perímetro também será proibida.

A fiscalização começou, na terça-feira (27), nos bairros Verdão, Cidade Alta e Jardim Cuiabá e nas rotas protocolares que serão usadas pelas delegações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e das seleções que irão jogar em Cuiabá, atendendo às exigências da entidade organizadora do evento.

Edson Rodrigues/Secopa


Fiscalização irá ocorrer nos comércios localizados no entorno da Arena Pantanal e nas rotas protocolares
Conforme já divulgado pela Fifa anteriormente e previsto na Lei Geral da Copa, faixas, mesas, cadeiras e cartazes com emblemas, símbolos ou nomes de marcas de empresas não patrocinadoras do Mundial não serão permitidos nos pontos comerciais localizados no entorno do estádio.

Nesse período pré-Copa, a fiscalização será feita por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme o chefe da pasta, Antonio Carlos Máximo. Durante o evento, porém, além dos fiscais, o enfrentamento será feito por policiais civis e militares.

“Devemos cumprir a Lei Geral da Copa em sua totalidade, com a desobstrução das vias públicas, organizar o comércio, remover aqueles em situação irregular e otimizar a região no entorno da Arena Pantanal fazem parte dos nossos objetivos durante este período”, disse.




"O valor mínimo da multa é de R$ 231,70, podendo ser ainda maior, conforme o tamanho e enquadramento da infração"Segundo o diretor de fiscalização da pasta, Édio Duarte, além da proibição da propaganda e do comércio irregular, a ação visa orientar inclusive aos moradores de ações comuns no cotidiano, mas que serão proibidas durante o evento, como colocar cadeiras, mesas e churrasqueiras portáteis do lado de fora das casas durante os jogos.

“Isso é proibido por lei e serve também para donos de bares e lanchonetes, habituados a colocar mesas para fora do estabelecimento”, afirmou.

O diretor alerta que aquele que praticar o chamado “marketing de emboscada” poderá ter seus bens apreendidos e pagar multa.

“O valor mínimo da multa é de R$231,70, podendo ser ainda maior, conforme o tamanho e enquadramento da infração”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário