29 de maio de 2014

Cuiabá tem 'sobra' de 4 mil leitos em casas a quase duas semanas da Copa

Acomodações alternativas não estavam sendo amplamente divulgadas.
Secretário avalia que pode até sobrar vagas ao contrário do que se imaginava.

Pollyana AraújoDo G1 MT


Cerca de 120 mil turistas devem chegar a Cuiabá
na Copa (Foto: Marcos Bergamasco/ Secom-MT)

Faltando praticamente duas semanas para o início dos jogos da Copa do Mundo, cerca de quatro mil leitos ainda estão sendo oferecidos para os turistas em Cuiabá. As vagas são disponibilizadas nas residências dos moradores de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, por meio de dois programas de hospedagem lançados pelo governo do estado. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) informou que o número de interessados em disponibilizar as casas para locação no período aumenta a cada dia.

saiba mais

A maioria dos torcedores devem ser acomodados em casas durante os jogos, já que a rede hoteleira não conseguiu suprir a demanda gerada com a Copa. Conforme o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares (SHRBS), a Grande Cuiabá possui 15 mil leitos de hotéis. Para não cobrar valores exorbitantes nesse período, esses estabelecimentos passaram por vistoria.

Diante da constatação de que os programas não estavam sendo amplamente divulgados, a prefeitura passou a divulgar as acomodações por meio de um site de hospedagem alternativa. Conforme a Secretaria de Turismo de Cuiabá, há possibilidade de sobrar leitos. Em Poconé, na região do Pantanal, tem um hotel que vai receber mais de mil australianos, segundo o secretário de Turismo da capital, Marcus Fabrício.

Segundo ele, 68% dos ingressos vendidos para os jogos arena foram para turistas, sendo que a maioria do Chile e 15% para pessoas que vivem a mais de 200 km de Cuiabá. Com isso, a capital deve receber mais de 28 mil turistas estrangeiros na data do jogo do Chile, no dia 13 do mês que vem. "Um dos grandes motivos dos torcedores chilenos virem é a presença da presidência do Chile", afirmou.

Devido a esse problema, o secretário nacional de Políticas para o Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lages, verificou a situação in loco, dos programas Cama e Café, Aluguel Cuiabáe Hospedagem Solidária. Como estratégia, as informações foram incluídas para divulgação nacional e internacional.

Outra alternativa para atender aos turistas que chegarão em Cuiabá, principalmente aqueles que viajarão de carro, são alojamentos em áreas de campings. Só 8 mil desses chilenos compraram passagens aéreas e o restante deve optar pela via terrestre. Até agora oito áreas de camping já foram definidas para os alojamentos em barracas.

Em uma chácara, localizada às margens da MT-251, a Rodovia Emanuel Pinheiro, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital, por exemplo, há espaço para montar 200 barracas. No local, há banheiros, restaurante e área de estacionamento.

A previsão é que mais 2.300 turistas se acomodem em áreas de camping, nas saídas de Cuiabá para Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, a 35 km da capital. Para se instalar nesses espaços, o turista deverá desembolsar entre R$ 20 e R$ 30 por dia. Nesse caso, os torcedores devem buscar alternativas de transporte, pois não haverá linha de ônibus exclusiva para a Arena Pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário