27 de abril de 2014

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

 Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico. <amitur.sp@uol.com.br> escreveu:



NOTAS DO TURISMO PAULISTA 


Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico - AMITur 

Matérias publicadas em 45 jornais impressos no Estado de São Paulo e em 10 jornais eletrônicos, entre os dias 25 a 27/Abril/2014

Algumas fotos alusivas às matérias abaixo estão no Site: www.amitur.org.br

Uchôa, um encanto

“- Acabei de chegar de Uchôa. Um encanto, uma graça. É uma cidade pequenina, tal como um caixinha de jóias. Ao abrir tal caixinha nós encontramos pedrinhas preciosas”. – Dessa forma se expressou, após visitar aquela cidade, a Diretora Consultiva da AMITur, Maria Ribeiro, especialista em confeccionar Guias Oficiais de Turismo.

Na verdade os visitantes são agraciados com os quitutes do “Café da Colônia”, verdadeiras delícias da tradição paulista do campo. Um farto café da manhã com 35 itens, sendo difícil apontar o que é mais gostoso. O lugar é concorrido. É um risco aparecer sem ter feito reserva antes.

Localizada numa fazenda centenária, além da boa gastronomia o local é recheado de atrativos e das histórias que são contadas na apresentação de todo o espaço. Há um museu de antiguidades e uma loja vendendo geléias, licores, etc. É um passeio completo. Visite!

Atrativos de Uchôa

O “Pesqueiro Alta Floresta”, onde é servido delicioso almoço, recebe mais de mil pessoas por dia. No “Armazém Caparroz”, de 1928, com mais de sete mil itens, também em Uchôa, você pode comprar curiosidades não encontradas noutro lugar.

Na “Estação Cultural” da antiga Fepasa você tem a Biblioteca. E, para quem apreciar o segmento, vale uma visita nos “Pôneis Uchôa”. A cidade já formou o seu primeiro Conselho Municipal de Turismo que é amparado totalmente por seu bom Prefeito.

A cidade de Uchôa, enfim, que já é um atrativo para toda a região de São José do Rio Preto, deve também entrar no seu ‘caderninho’ das próximas viagens. Quem sabe você chega numa data em que também ocorra um dos eventos do calendário local, ou uma exibição de uma orquestra de violeiros. Uchôa é uma cidade de interesse turístico, como está atestado pela especialista Maria Ribeiro.

Turismo dá voto Sim!

A Confederação Brasileira de Conventions Bureau está divulgando interessantes dados estatísticos que as pessoas envolvidas com o turismo deveriam saber e anotar:

20.000.000 de eleitores brasileiros vivem diretamente do Turismo;

Em 2014 o Turismo deve gerar 8.900.000 de novos postos de trabalho;

Enquanto a média mundial será de 5,75 em relação ao ano anterior, em 2014 no setor do Turismo vamos investir 21,8%;

O PIB do Turismo brasileiro é maior do que o de 120 outros países;

O Turismo brasileiro ocupa a 6ª posição no ranking mundial;

A receita do Turismo no Brasil que é prevista para o ano de 2014 é mais do que o dobro da safra agrícola brasileira para o mesmo período.

Por tudo isso, os postos de comando nos governos federais, estaduais e municipais não podem mais ser moeda de troca política partidária. O turismo tem que ser comandado por quem é do Turismo!

E, como aqui esclarecido, o Turismo dá muitos votos, sim senhor!

Santana de Parnaíba

A cidade de Santana de Parnaíba nasceu às margens do Rio Tietê, à época da administração de Mem de Sá, terceiro governador geral do Brasil, provavelmente com portugueses participantes de expedição ali sediada para explorar o sertão no sentido do rio Tietê abaixo. O nome foi batizado em 1625 quando foi elevada à categoria de Vila.

Santana de Parnaíba, que hoje tem ao redor de 110.000 habitantes, está situada entre as rodovias: Castelo Branco e Anhanguera. E ao lado do rodoanel Mário Covas, portanto na região metropolitana paulistana.

Graças às técnicas de restauração desenvolvidas pelo Projeto Oficina Escola, Santana de Parnaíba preserva o seu patrimônio histórico com as suas construções coloniais.

Restauros

Santana de Parnaíba, com 209 edificações tombadas pelo Condephaat em 1982, concentra um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Estado. Contudo, já em 1958, a residência bandeirista urbana construída na segunda metade do século XVII, já havia sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional.

O respectivo prédio, um casarão construído em taipa de pilão no século XVIII, abriga hoje o Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhangüera. O Museu leva esse nome em homenagem àquele bandeirante nascido em Santana de Parnaíba.

Congresso Paulista

Inscreva-se no 14º Congresso do Turismo Paulista, a ser realizado juntamente com o Salão São Paulo de Turismo, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de junho.

Os palestrantes são os mais especializados para cada um dos vários temas que serão abordados, e os assuntos foram os mais solicitados por dirigentes do turismo em nossos municípios. Tudo está no site: www.salaospturismo.com.br e no site: www.amitur.org.br. As inscrições são grátis.

Veja a programação, escolha o que lhe convém e faça a sua inscrição.

Artistas Plásticos

A 3ª. Exposição de telas dos artistas plásticos nascidos ou residentes em cidades do Estado de São Paulo acontecerá juntamente com o Salão São Paulo de Turismo e no mesmo local, com entrada franca para o público em geral.

Os artistas já estão sendo convidados e cada um poderá expor duas telas desde que sejam telas que retratem a sua cidade ou a sua região. Algumas obras poderão ser vendidas.

Busca-se duplo objetivo. Em primeiro lugar, demonstrar que temos grande número de artistas notáveis, vários deles com prêmios e reconhecimentos internacionais. O Atelier de cada um deles é, para os visitantes, um atrativo turístico a mais em suas respectivas cidades.

Em segundo lugar, provocar por parte das suas prefeituras uma atenção maior para com esses artistas quer seja patrocinando-os, quer seja promovendo-os, quer seja com as facilidades possíveis por parte de suas respectivas prefeituras no que couber.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 23/04/2014)

AMITur – Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico 





Nenhum comentário:

Postar um comentário