15 de abril de 2014

INFORMATIVO GTP - APL







NOTÍCIAS

DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Cooperativa alagoana aumenta produção de suco em até cinco vezes

Uma máquina capaz de extrair 10 mil litros de suco de laranja por dia e de reduzir o desperdício das frutas em 40% vai aumentar em cinco vezes a capacidade de trabalho da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal), atendida pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, em Alagoas. Atualmente, a Cooplal conta com duas máquinas extratoras pequenas.


PARAIBA

Reunião de Polos e APLs no Cineport divulga ‘Carta de João Pessoa’ com metas para audiovisual

O 6º Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (CINEPORT), abrigou de 08 a 10 de abril, o Encontro Nacional Dos Polos E Arranjos Produtivos Do Audiovisual, no Hotel Skyler, em João Pessoa. O encontro reuniu vários gestores do país, realizadores de audiovisual, representantes do Governo Federal, do governo estado da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Nesta sexta-feira, 11, os participantes do encontro divulgaram a “Carta de João Pessoa” com metas para o audiovisual brasileiro.


PLENÁRIO

Seides e Adema debatem sobre licença ambiental para APLs

Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Sergipe quanto ao cumprimento das exigências legais para a obtenção de recursos dos Editais de Apoio às APL’s, especialmente no que se refere às licenças ambientais, foi o principal objetivo da reunião ocorrida nesta segunda-feira (14), entre a Secretária Adjunta de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci Silva, e o presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Wanderlê Correia.


AGORA MS

Murilo incentiva indústria de manutenção para garantir competitividade

Empresários pediram estudo à Fiems para solicitar redução do ICMS ao governo do Estado e tornar as indústrias competitivas no Brasil. O projeto de implantação do “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético”, criado pelo prefeito Murilo, entra numa nova fase. Organizados num Arranjo Produtivo Local, chamado APL Metalmecânico de Dourados e Região, os empresários discutem a questão fiscal para aumentar a competitividade.


PORTAL RS

Arranjo Produtivo Local nas Missões beneficia 220 agroindústrias familiares

Pelo menos 220 agroindústrias familiares com potencial para ampliação e agregação de valor à produção. Esse é o perfil do Arranjo Produtivo Local (APL) das Missões, identificado pela região no primeiro ano de apoio do Projeto de Fortalecimento dos APLs, coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).


SEPROR
Sistema Sepror e Prefeitura de Presidente Figueiredo aliam estratégias para implementação do APL

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), um dos braços da Secretaria de Produção do Amazonas (Sepror), realizou no último dia 7 desse mês uma reunião de balanço das vistorias feitas nas rodovias AM-240 e BR-174 para a implantação do Projeto de Arranjo Produtivo Local (APL). O encontrou foi promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Abastecimento (Semda) de Presidente Figueiredo.


EVENTOS

TN ONLINE

APL convocará empresas para debater a destinação dos resíduos

Cerca de 500 empresas do setor do vestuário serão convidadas pelo Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) para discutir ações da campanha de incentivo à correta destinação de resíduos. O encontro vai ocorrer no dia 24 de abril, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), a partir das 8h30. A principal questão que será abordada são os marcos legais no tocante às licenças ambientais e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Os dois documentos são obrigatórios, mas boa parte das empresas ligadas ao setor de confecções não atende essas exigências.


PORTAL APL
Cerâmica Sustentável é Mais Vida

Ceramistas de Minas Gerais, conheçam o projeto Cerâmica Sustentável é + Vida. Dia 16 de abril, Rua Orozimbo Henriques, s/n – Centro – Igaratinga – MG / Poliesportivo José Campos (Escola José Ataide de Almeida), 18h00.


CURSOS

PORTAL APL

Plano Nacional de Capacitação para Gestores de APLs

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso Intermediário de Formuladores e Executores de Políticas para APLs. Modalidade de curso intermediário: destinada a candidatos com ensino médio completo e visa promover o nivelamento de gestores de políticas públicas em termos do aparato conceitual e instrumental necessário para promover intervenções qualificadas no âmbito de APLs. Inscrições começam hoje e se encerram dia 18/04/2014. 


Acesse também:



MDIC na WEB: 



Contribua com esse informativo! Envie notícias relacionadas ao tema APL para gtpapl@mdic.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário