22 de abril de 2014

Caverna do Jabuti é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico

BEATRIZ SATURNINO 

Assessoria SEC-MT
Mato Grosso tem o seu primeiro monumento natural tombado. A Caverna do Jabuti, localizada no município de Curvelândia,(311 km à oeste de Cuiabá), agora é um Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, considerado como um monumento paisagístico desde o dia 31 de março de 2014. 

Ao adentrar na caverna encontra-se um enorme salão de três metros de altura, que dá acesso aos demais espaços, como outros salões, salas, fendas e um poço, que formam um verdadeiro labirinto, proporcionando um passeio impressionante. A caverna tem quatro quilômetros de extensão e é a maior caverna conhecida de Mato Grosso. 

Na Caverna do Jabuti há uma grande diversidade de espeleotemas, formações rochosas provocadas pela sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água. Tetos e paredes rochosas de várias cores, variando do calcário branco mais puro ao marrom ferruginoso. Também nas paredes há uma rica morfologia formada de flores de aragonita, vários tipos de cristais e estromatólitos (rochas fósseis). “É uma exuberância que possibilita ficar horas ali dentro contemplando a beleza da natureza”, ressaltou a gerente de Inventário, Registro e Tombamento da SEC-MT, Maria José Couto Valle. 

Alguns salões já receberam nome, Como o Salão da Taça, o Salão do Pão de Açúcar, Salão da Cocada, Salão Nossa Casa, Salão Cortinado, Salão das Colunas, Salão Buracão, Salão Vaca Seca, Salão Templo da Expansão do Universo, Salão Repolho e Salão Altar do Sacrifício. 

A caverna está localizada na Serra do Padre Inácio e mais cinco cavernas já foram identificadas em seu entorno, a da Figueira, do Lobo, do Abismo dos Jabutis, Três Buracos e Passagem de Urubu. 

O monumento tombado pela portaria 019, de 31 de março de 2014, foi assinado pela secretária da SEC-MT, na época Janete Riva. O secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), Fabiano Prates, recebeu nessa quarta-feira (09.04) em seu gabinete, o prefeito de Curvelândia, Eli Sanchez Romão, e seu vice Elias Santos, que agradeceram o tombamento. 


Conheça mais a caverna por imagens no site www.curvelândia.mt.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário