25 de abril de 2014

Candidatos começam a receber capacitação para atuar na COPA

Realizada nas 12 cidades-sede com apoio de 17 instituições públicas de ensino, a preparação é coordenada pela Universidade de Brasília

ASSESSORIA/ MINISTÉRIO DOS ESPORTES 
secopa
Começa neste fim de semana o treinamento presencial do programa Brasil Voluntário para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Com início no sábado, 26 de abril, a capacitação ocorrerá até 25 de maio, em quatro fins de semana, sempre aos sábados e domingos, com exceção do fim de semana de 10 e 11 de maio. Realizada nas 12 cidades-sede com apoio de 17 instituições públicas de ensino, a preparação é coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) e conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). 

Nesta etapa de preparação, os participantes serão divididos em três turmas, sendo duas aos sábados, das 8h às 13h e das 14h às 19h, e uma aos domingos, das 8h às 13h. Em Cuiabá, nos dias 26 e 27 de abril, será ministrado o módulo de Integração. Nos dias 3 e 4 de maio, o módulo sobre Turismo. Em 17 e 18 de maio, o módulo sobre Segurança e Primeiros Socorros. No último fim de semana, 24 e 25 de maio, o módulo sobre Mobilidade. 

A capacitação será realizada na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Economia e Ciências Contábeis, Salas da FAECC e Instituto de Ciências Humanas e Sociais (Salas do ICHS), à Avenida Fernando Correia s/n°. Ao receber o e-mail de convocação, o selecionado deve atentar-se tanto às datas do treinamento e ao horário da turma para a qual foi selecionado. Após o fim da capacitação presencial, haverá a última etapa de seleção, que convocará os voluntários para atuação durante o torneio. 

Saiba mais sobre cada módulo: 

Segurança e Primeiros-Socorros – Ministrado pelo Corpo de Bombeiros, o curso oferece aos participantes noções básicas de primeiros-socorros e salvamento. É dividido em dois momentos: teórico e prático. 
Mobilidade – O curso vai mostrar a organização do plano de mobilidade da cidade durante a Copa do Mundo da FIFA 2014 e preparar os voluntários para auxiliar os visitantes e os torcedores. 
Turismo – O curso vai mostrar aos participantes os principais pontos turísticos da cidade-sede e abordará ainda os temas “receptividade” e “segurança da infância e da juventude”. 
Integração – Atividade prática que terá dinâmicas em grupo e jogos que abordarão curiosidades de cada país participante da Copa do Mundo, além de situações que podem ocorrer durante a atuação. 

O programa 

O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal, foi criado para atender a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. 

A atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funcionará como uma ampla rede de mobilização. Os voluntários atuarão em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia (nas cidades onde houver). Nesses locais, darão suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral. 

Para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Brasil Voluntário vai selecionar inscritos para atuar nas 12 cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário