19 de março de 2014

VILA BELA EM MATO GROSSO RECEBE CONGODROMO

Vila Bela comemora 262 anos de emancipação com assinatura para o congódromo

RENATA PRATA
Redação/ Secom-MT

A histórica cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade completa nesta quarta-feira (19.03) 262 anos de emancipação político-administrativa. O governador Silval Barbosa esteve presente no município nesta terça (18.03) para assinatura do termo de abertura do processo licitatório para obras de um Centro Cultural , o Congódromo, um antigo sonho da sociedade vilabelense. O governo estadual disponibilizou um recurso de R$ 2 milhões e 400 mil para a construção do local, apropriado para a tradicional festança de Vila Bela, que acontece todos os anos no mês de julho com a apresentação das danças do congo e chorado.


Durante a solenidade Silval Barbosa recebeu o título de cidadão vilabelense, agradeceu a população pela homenagem e falou sobre a importância do congódromo. “A cidade é reconhecida pela sua riqueza cultural tanto no Brasil como no exterior. Esta construção oferece uma estrutura para realizar um importante evento histórico do calendário da cidade e do Estado. A tradição vem sendo mantida, preservada e agora terá um local apropriado para continuar a ser passada ao longo das gerações”. 


A dança do congo, representada apenas por homens e do chorado, exclusiva para mulheres, são apresentadas todos os anos na praça da cidade, em meio as ruínas históricas de Vila Bela. Uma das representantes mais antigas da cultura vilabelense, Astrogilda Leite de França, foi homenageada pelo governador em nome de todos os moradores do município. “Estou muito encantada, emocionada. Era um sonho antigo”, diz a senhora de 84 anos, que há 50 vem mantendo a tradição viva com o chorado.

O prefeito Anderson Andrade agradeceu a presença do governador e o apoio que o governo do Estado tem oferecido a cidade com o congódromo, a abertura do curso de agroecologia da Unemat, o centro poliesportivo e a quadra coberta do jardim aeroporto, um dos mais populosos da cidade “Vila Bela está vivenciando um sonho que logo se tornará realidade. Agradeço a todos os moradores daqui, que há 25 anos me recebeu de braços abertos e acolhe a todos com o coração”. O vice prefeito, o vilabelense Andre Bringsken, falou sobre a importância do município “É o maior reduto da comunidade negra do Estado, remanescentes do quilombo Quariterê. Temos um forte potencial turístico, histórico e cultural”. 


PARCERIA 


Durante a solenidade, Silval Barbosa reafirmou a parceria com a prefeitura municipal de Vila Bela para a realização de projetos para melhorias da infraestrutura e saneamento básico da cidade . O governador também destacou o potencial do município, que além da cultura e turismo, também tem uma grande força na agropecuária “A região vem se transformando com as oportunidades na pecuária e agronegócio, a proximidade com o porto de Vilhena, a terra boa. As pessoas estão se qualificando e conquistando mais qualidade de vida”. O secretário Estadual de turismo Jairo Pradela acompanhou o governador e ressaltou a importância dos projetos sociais e do congodromo “Vem fortalecer o turismo local e traz o resgate histórico e cultural da cidade”. A cerimônia também contou com a presença do deputado federal Wellington Fagundes e dos deputados estaduais Mario Savi, Airton Português e Antônio Azambuja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário