5 de março de 2014

Turismo Rural: valor e renda para a agricultura familiar


Enviado por  Ederson Silva

Foto: Atafona (RS)

Você sabia que o turismo rural é o segmento turístico que mais se desenvolve no Brasil? O crescimento do setor é de aproximadamente 30% ao ano. O que coloca o país na quarta posição do ranking mundial nesta atividade, atrás de Espanha, Portugal e Argentina, nesta ordem. Por isso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) aposta na atividade para agregar valor e geração de renda para a agricultura familiar.

A diversificação de atividades na propriedade promove a valorização dos produtos e das cadeias produtivas, com surgimento de novas oportunidades de negócios para o produtor rural, e, consequentemente, aumento na rentabilidade das famílias. Além disso, a atividade contribui para a inclusão social dos moradores do entorno das propriedades em que são desenvolvidas. Outro aspecto importante é a conscientização do público sobre a importância do meio rural.

“A principal estratégia de promoção turística do Brasil é baseada na diversidade dos destinos e produtos. Isso ajuda a projetar a imagem do país e traz ganhos comerciais para os produtores e para a cadeia do turismo”, explica o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino de Castro. O MDA trabalha para a promoção da produção e dos roteiros turísticos da agricultura familiar para o público estrangeiro.

Talentos do Brasil Rural

Visando o público da Copa do Mundo, o MDA desenvolve o Talentos do Brasil Rural. Programa que promove e estimula a troca de conhecimentos, valorizando a identidade cultural, promovendo a geração de emprego e renda e agregando valor à produção de grupos de artesãos rurais. Atualmente o programa conta com 24 roteiros turísticos da agricultura familiar em vários estados.

Brasil Orgânico Sustentável

Ainda de olho no número de turistas de circularão pelo país durante a Copa, o MDA apoia a campanha Brasil Orgânico Sustentável, lançada em 2012. A ação tem o objetivo de ampliar a produção e o consumo consciente de produtos orgânicos e sustentáveis, principalmente aqueles com os selos de produtos orgânicos, da agricultura familiar, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica.

Para isso, a ideia é fazer com que alimentos, bebidas, cosméticos e artesanatos sejam vendidos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, supermercados e outros espaços comerciais localizados nas cidades brasileiras onde acontecerão os jogos. Estima-se que a campanha possa beneficiar cerca de 400 mil famílias de agricultores familiares, povos tradicionais, extrativistas, ribeirinhos e quilombolas.

Outras ações

Hoje, há cinco contratos de fomento a agregação de valor e geração de renda, voltados para o turismo, sendo executados pelo ministério nos estados do Amazonas, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Juntos, eles totalizam um investimento de R$ 4,2 milhões e beneficiam cerca de 3,5 mil famílias de agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais.

- See more at: http://www.mda.gov.br/portalmda/noticias/turismo-rural-valor-e-renda-para-agricultura-familiar#sthash.xZjRMGoA.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário