20 de março de 2014

Silval Barbosa abre Fórum Nacional de Tecnologia



JOÃO BOSQUO
Redação / Secom - MT


Mayke Toscano/Secom-MT
Governador participou da abertura do Fórum

Mato Grosso está sediando o Fórum Nacional do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia & Inovação (Consecti). A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira (20.03) no Palácio Paiaguás, com a presença do governador Silval Barbosa e dos ministros Clélio Campolina, da Ciência, Tecnologia e Inovação; e Neri da Geller da Agricultura. Os gestores vão debater as demandas que vão aperfeiçoar a Política Nacional para a área. 

Para o governador Silval Barbosa, hoje em dia não se pode falar em desenvolvimento sustentável sem falar em inovação. Para Mato Grosso, um estado em que predomina o agronegócio, a tecnologia está atrelada fortemente ao desenvolvimento do setor. “Este encontro pode gerar indicações que podem ser muito bem trabalhadas, ou para melhorar a legislação ou para criar programas específicos para ajudar o Brasil como um todo e Mato Grosso especificamente”, disse. 

Os avanços que acontecem na indústria, como a fabricação de novas máquinas que são empregadas na agricultura, exigem a qualificação da mão de obra. “Por isso temos que investir na tecnologia de ponta e por isso estamos investindo na criação de um parque tecnológico aqui em Mato Grosso”, disse. O governador lembrou que a lei de criação do ParcTec-MT já foi aprovado e o Governo já disponibilizou uma área para sua implantação. 

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lucia Cavalli Neder, disse que “a ampliação de investimentos em ciência, tecnologia e inovação no estado, voltados para a geração de conhecimento cientifico e tecnológico, orientado para a solução de problemas econômicos e sociais, é premissa para o desenvolvimento”. 

Ela lembrou que o governo de Mato Grosso e as instituições de ensino superior estão empenhados na implantação do ParcTec-MT. Segundo ela, esse parque vai permitir a reunião dos ingredientes básicos para impulsionar a inovação, por meio da instalação de empresas de base tecnológica. “O Governo do Estado já disponibilizou recursos para contratação de consultoria especializada, além de ceder uma área de 80 hectares para implantação do parque”, disse. Essa área está situada próximo de onde serão os novos campus da UFMT e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Várzea Grande. 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, disse que as políticas na área de tecnologia têm que ser debatidas no conjunto, mas as especificidades, como a de Mato Grosso e dos estados amazônicos, têm que ter um tratamento diferenciado. “Vou receber o Plano Nacional de Desenvolvimento Amazônico que tem fortes implicações sobre Mato Grosso e vamos procurar uma política nacional de desenvolvimento cientifico e tecnológico, mas ao mesmo tempo fazer o recorte regional dessa política, porque as tecnologias têm que ser adaptadas às necessidades regionais”, disse. Clelio Campolina destacou que nos próximos anos o Brasil vai ter que investir na educação básica para desenvolver efetivamente a área tecnológica. 

Rafael Bastos, secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, disse que o Fórum vai debater a Lei de Inovação, que este ano comemora 10 anos de sua promulgação. Segundo ele, essa lei foi importante no desenvolvimento tecnológico, pois garantiu recursos para a pesquisa e ciência. O presidente do Consecti, Jadir Pela, também destacou a importância da Lei e, durante sua fala, pediu ao ministro que os editais também possam atender as universidades estaduais. 

Para o deputado Júlio Campos, da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, a realização do fórum em Mato Grosso é importante, porque o Estado já tem uma política voltada para a área, com um Fundo de Pesquisa, que tem ajudado no desenvolvimento. 

Foram assinados convênios e parcerias para desenvolvimento de software, entre o Consecti e a empresa Dante Cid e de inclusão digital com a SuperMicro. Entre o Governo de Mato Grosso e o IFMT foi assinado um convênio de parceria voltado para a área de segurança pública.

O Fórum continua nesta sexta-feira, no Hotel De Ville, quando será debatido a “Importância dos Planos Regionais para a Construção de uma Estratégia Local”, tendo como painelista Antônio Carlos Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário