20 de março de 2014

Projeto vai avaliar cinco variedades de maracujá em Brasnorte

Com objetivo de desenvolver um sistema sustentável na produção da cultura do maracujá com a seleção de variedades produtivas, a Chácara Duas Meninas, do produtor rural Wanderley Sjydlovski começou a implantação da Unidade de Referência Tecnológica (URT), na Comunidade Arredores, no município de Brasnorte (579 km a Noroeste de Cuiabá). O plantio das mudas está previsto para o mês de abril com a avaliação de cinco cultivares de maracujá azedo. 

O projeto do maracujá é realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e prefeitura municipal. Com técnicas de cultivo e variedades da Embrapa, o técnico agrícola da Empaer, Valmir Ribeiro de França, destaca que esta alternativa pretende oferecer ao agricultor familiar melhor utilização da propriedade garantindo uma produção sustentável, rentável e economicamente correta. 

O produtor rural, Wanderley, espera cultivar o maracujá numa área de um hectare, após a escolha de variedades mais adaptáveis na região. Ele conta que já cultivou maracujá e agora quer produzir frutos de qualidade para comercializar no município. Numa área de 12,5 hectares, o produtor planta cinco hectares de mandioca e um hectare de abacaxi. “Em 12 meses, teremos resultado da variedade mais produtiva. E após avaliações, pretendo cultivar a cultura do maracujá irrigada e produzir o ano todo”, enfatiza Wanderley. 

As variedades em testes - BRS Gigante Amarelo, BRS Rubi do Cerrado, BRS Sol do Cerrado, BRS Ouro Vermelho e IAC 275. Conforme França, o projeto visa capacitar agricultores por meio de demonstração de métodos, visitas técnicas e dia de campo. O projeto será avaliado durante dois anos e está previsto para encerrar em 2016. “A URT pretende capacitar os produtores e auxiliar no combate de pragas, doenças e baixa produtividade”, ressalta Valmir. 

O maracujá é uma planta de clima tropical e está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco. O período de colheita dos frutos varia de seis a nove meses após o plantio. A coleta pode ser feita durante uma ou três vezes por semana. 

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário