8 de março de 2014

Programa Talentos do Brasil Rural


O projeto Talentos do Brasil Rural foi criado para implementar ações conjuntas que busquem identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística. A ideia é inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. Para isso, identifica e qualifica produtos da agricultura familiar e apoia a estruturação de roteiros turísticos que compreendam, dentre outros, empreendimentos rurais onde os turistas possam vivenciar a produção da agricultura familiar. Criado em outubro de 2009, é resultado do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Objetivos do Projeto Talentos do Brasil Rural

• Inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira.
• Conhecer e alinhar oferta e a demanda do mercado turístico de produtos e serviços da agricultura familiar.
• Qualificar e agregar valor a serviços e produtos da agricultura familiar existentes, para distribuição e comercialização no mercado turístico.
• Iniciar a preparação dos agricultores familiares para a prestação de serviços aos turistas e oferta de produtos diferenciados ao mercado turístico – em hotéis, bares, restaurantes, lojas de artesanato - na Copa do Mundo de 2014, agregando valor socioambiental e sustentabilidade ao produto turístico.
• Apoiar a promoção e comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar.

Eixos de atuação do Talentos do Brasil Rural

Produtos da Agricultura Familiar

89 empreendimentos (cooperativas, associações, redes) da agricultura familiar de todo o Brasil para fornecerem produtos para empreendimentos turísticos (meios de hospedagens, bares, restaurantes, entre outros) das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Os produtos são organizados em três linhas:
• Cosméticos;
• Alimentos e bebidas;
• Decorativos e utilitários (artesanato, produção agroindustrial etc.).

Roteiros e Serviços Turísticos

24 roteiros turísticos (compostos por 54 municípios e cerca de 400 empreendimentos), localizados no entorno das 12 cidades-sedes da Copa, compostos por pelo menos 10% de empreendimentos da agricultura familiar (propriedades).

VEJAM MAIS DETALHES FAZENDO DOWNLOADS

Downloads



Nenhum comentário:

Postar um comentário