20 de março de 2014

Primeira festa da galinha caipira em Mirassol D’Oeste



A Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a prefeitura municipal e Associação de Produtores Rurais da Comunidade Veredinha (Aprove), realizam no próximo sábado (22.03), a Primeira Festa da Galinha Caipira, no município de Mirassol D’Oeste (300 km a Oeste de Cuiabá). A festa acontece na sede da Associação e está programada para começar às 9 horas, com o tradicional café da roça, elaborado pelas mulheres da comunidade. A expectativa é a participação de mais de 200 pessoas. 

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o objetivo do evento é promover o desenvolvimento rural com palestras, discussões e lazer na busca de alternativas que possibilitem o crescimento do meio rural. A técnica social da Empaer, Maria da Conceição Saminêz Silva, destaca que a festa da galinha busca diversificar a atividade e tornar a região num polo produtivo e turístico. “Estamos com boas expectativas, além de permitir uma fonte de renda para os produtores, teremos um atrativo com o turismo rural na promoção anual da festa”, enfatiza Conceição. 

Durante o evento, os participantes terão palestras sobre a criação de galinha caipira e associativismo. E acontecerá a comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato, culinária, gincana rural, músicas e moda de viola. Conceição informa que a gincana contará com algumas provas, concurso da miss galinha, intitulado em “penas, plumas e paetês”, considerando a ave bem vestida e bonita, ovo ao alvo, ou seja, o participante joga o ovo pra cima e apara sem quebrar, canto do galo, premiando o melhor imitador e outros. 

A festa tem encerramento previsto para as 21 horas. A comunidade Veredinha fica localizada a 22 quilômetros de distância do município. Mais informações – escritório da Empaer – fone (65) 3241 1005

Fonte: Rosana Persona ( jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário