22 de março de 2014

8ª Festa da Rota do Peixe marca aniversário São Gonçalo Beira Rio será local das festividades de 294 anos



Emmanuelle Rigoni/Secom-Cuiabá


Mais de 20 peixarias da região participarão da festa comercializando pratos típicos regionais à base de peixe

DA REDAÇÃO

Mais uma tradicional Festa da Rota do Peixe marcará o aniversário de Cuiabá. A 8ª edição do evento será realizada entre os dias 04 e 06 de abril na comunidade ribeirinha São Gonçalo Beira Rio.

Mais de 20 peixarias da região participarão da festa comercializando pratos típicos regionais à base de peixe, com preços reduzidos. O evento conta ainda com exposição e venda de artesanato, apresentações culturais e shows de bandas locais.

O comitê que organiza o evento estima a participação de aproximadamente 50 mil pessoas nos três dias de festa.

“A Festa da Rota do Peixe é um importante evento do calendário cuiabano, que ajuda a fortalecer a cultura da nossa Capital e fomenta o comércio local”, avaliou o secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício.

O presidente da Associação dos Moradores do São Gonçalo, Dalmi Lúcio de Almeida, conta que a festa nasceu da ideia de dois proprietários de restaurante, que inicialmente realizaram sozinhos o evento. “Foi dessa pequena ideia que hoje promovemos essa comemoração que já consegue atender mais de 50 mil pessoas, gerar renda para a comunidade e divulgar a cultura cuiabana”, destacou.

A Prefeitura de Cuiabá é apoiadora da 8ª Festa Rota do Peixe e presta o suporte necessário para a realização do evento, como fornecimento de infraestrutura e equipe de saúde, fiscalização e orientação do trânsito no local, limpeza da área e divulgação.

Programação

No dia 04 (sexta-feira) ocorrerá a abertura da festa, a partir das 20h, com procissão em homenagem a São Benedito, São Gonçalo, São João, São Pedro e São Sebastião. 

No sábado, os bares e restaurantes promoverão peixadas no almoço e a noite será realizado show com bandas regionais.

O encerramento será no domingo. Além da tradicional peixada, serão promovidos os torneios de “Melhor Peixe Cuiabano” e de “Quem Come Mais Mujica de Pintado.

Além da Prefeitura de Cuiabá, a 8ª Festa da Rota do Peixe conta com a parceria da Associação Cuiabana de Ceramistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário